O Irã não vai parar suas atividades de enriquecimento nuclear, apesar da crescente pressão internacional, disse uma autoridade na sexta-feira.
“O Irã está determinado a seguir adiante com seu programa de enriquecimento nuclear para propósitos pacíficos”, disse o vice-chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Saeedi, à agência de notícias iraniana ISNA.
Suas declarações foram feitas antes que as grandes potências mundiais entregassem, na sexta-feira, uma proposta ao Irã, combinando incentivos para suspender seu programa, que pode levar à fabricação de armas nucleares, com uma ameaça de ação do Conselho de Segurança da ONU, se o país recusar.
O secretário de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, disse que o Irã tem semanas, não meses, para responder.
Mas Saeedi reiterou que as atividades de enriquecimento nuclear do Irã não são negociáveis.
“A nação iraniana não nos deixará desistir (do programa)”, disse ele.
Saeedi repetiu a visão oficial do Irã, dizendo que seu país está aberto a conversas com Washington, mas não concordaria com as condições estabelecidas pelos EUA para que suspendesse primeiro o programa de combustível atômico antes do diálogo.
“O desejo da América de começar negociações nucleares é como alguém que quer jogar futebol… mas que estabelece condições antes de sua classificação”, disse Saeedi.
Os EUA romperam relações com Teerã em 1980.
Redação Terra
Irã diz que vai seguir com programa nuclear
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo