Mundo

Irã desiste de possível acordo com a Rússia

None

O Irã afirmou que a proposta feita pela Rússia de um compromisso sobre seu programa nuclear, “está fora da agenda” após o país ter sido remetido ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com um porta-voz do Ministério do Exterior do Irã, “as circunstâncias mudaram”.

A Rússia vinha tentando convencer o Irã a transferir seu programa de enriquecimento de urânio para território russo, o que permitiria um melhor monitoramento internacional.

Na quarta-feira, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) remeteu o Irã ao conselho, que tem o poder de impôr sanções ao país.

“A proposta russa não está mais na nossa agenda”, disse o porta-voz do Ministério do Exterior iraniano, Hamid Resa Asefi.

“As circunstâncias mudaram. Vamos ter de esperar e ver como os acontecimentos se desenrolarão nos cinco países com poder de veto (no conselho)”, afirmou Asefi.

O Irã prometeu resistir à pressão internacional, insistindo que tem o direito de desenvolver tecnologia nuclear civil. O país nega acusações feitas pelos Estados Unidos e pela União Européia de que pretende desenvolver armas nucleares.

Última chance?

A proposta russa era considerada por muitos a última chance para o Irã se comprometer com a agência nuclear da ONU.

No mês passado, o país, em princípio, concordou com um empreendimento em conjunto com a Rússia para enriquecer urânio, mas disse que conversas posteriores ainda eram necessárias.

Teerã então sugeriu um acordo de compromisso, em que seria liberado para enriquecer uma pequena quantidade de urânio para pesquisa e, em contrapartida, aceitaria a proposta russa. Os Estados Unidos e a Rússia descartaram a idéia.

A proposta de Teerã foi feita uma semana antes de um relatório da AIEA sobre o programa nuclear iraniano ter sido encaminhado ao Conselho de Segurança da ONU para possíveis ações punitivas.

O conselho deve discutir o assunto no início desta semana.

O CS tem o poder de impôr sanções, mas ainda não se sabe se seus principais integrantes vão defendê-las.

Diplomatas indicam que o Conselho de Segurança poderia iniciar o processo divulgando um comunicado em que solicitaria ao Irã que suspendesse suas atividades de enriquecimento de urânio e pediria à AIEA que conferisse se o país obedeceria ao pedido.

O relatório da AIEA afirma que os iranianos começaram a abastecer centrífugas com gás de urânio, um dos primeiros passos num processo que pode produzir combustível para reatores nucleares ou material explosivo.

O diretor-geral da agência, Mohamed ElBaradei, disse no relatório que ele não é capaz de confirmar que o Irã não busca a produção de armas nucleares.

BBC Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Brasileira é presa por fazer sexo com detentos em presídio de Londres

2

Mundo

União da esquerda pode prejudicar Macron e dar vitória à direita radical nas eleições na França

3

Mundo

Polícia Federal pede extradição de ex-CEO das Americanas, preso em Madri

4

Mundo

Júpiter, Marte e Saturno estarão alinhados neste final de semana e podem ser vistos a olho nu

5

Mundo

Coreia do Norte executou homem por ouvir K-pop, aponta relatório