As campanhas políticas nos Estados Unidos nunca mais serão as mesmas depois do "YouTube". Duvida?
Então dê uma espiada nos vídeos satíricos que tomaram conta do mais famoso site de exibição de vídeos do mundo. Enquanto republicanos e democratas disputavam nos últimos meses os votos dos norte-americanos nas campanhas para as eleições parlamentares nos Estados Unidos, que aconteceram nesta terça-feira (07), os eleitores se divertiam com vídeos amadores que satirizam os principais candidatos.
No site "YouTube", é possível assistir aos chamados "video spoofs", as montagens engraçadas feitas por internautas para difamar a imagem dos candidatos. Num dos vídeos, Katherine Harris, republicana que concorre ao Senado pela Flórida, aparece fazendo caras e bocas em uma montagem com a música "I know what boys like". Clique aqui para assistir.
Campanhas políticas difamatórias sempre existiram, nos Estados Unidos e em todos os países onde há eleições. A diferença agora é a força da internet na divulgação desse material. Para o criador da montagem feita com a republicana Harris bastou um computador, uma idéia na cabeça e um mouse na mão. Até a manhã da eleição cerca de 30 mil pessoas já tinham assistido ao vídeo.
Em outro vídeo, o candidato de Ohio, o democrata Sherrod Brown, aparece num satírico episódio de "South Park" dançando ao lado de Kenny, o menino que sempre morre nos episódios do desenho animado. O vídeo atende pelo título-trocadilho de "If it´s Brown, Flush it Down" ("Se é Brown -nome do candidato e palavra em inglês para "marrom"- dê a descarga"), numa referência a outro personagem do desenho, Mr. Hankey, o "cocô de Natal". Clique aqui para ver.
O eterno galã de Hollywood e governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, não foi poupado dos vídeos "maldosos" em plena busca pela reeleição. Numa pesquisa rápida, o nome do ator aparece em diversos vídeos e montagens. Clique aqui para ver uma imitação do sotaque de Schwarzenegger ou assista a uma montagem duvidosa criticando o governador.
Vídeos sérios
O sucesso que os vídeos satíricos fazem no "YouTube" não impede que outros internautas divulguem imagens reais ou críticas sérias a respeito das campanhas dos principais candidatos.
Neste vídeo, o republicano George Pataki aparece sorrindo enquanto uma voz comenta os benefícios que Pataki trouxe a Nova York como governador. Como nem tudo são flores, este outro comenta os aspectos negativos de seu governo.
Mas parece que os internautas preferem, mesmo, os vídeos cômicos, já que os dois exemplares citados acima não receberam nem mil visitas até esta manhã.
Aparentemente, sucesso garantido é um vídeo como este aqui, em que Arnold Schwarzenegger aparece em uma insólita visita ao… Brasil! Clique para assistir às imagens, que já foram vistas por quase 35 mil internautas até a publicação desta matéria.
Fonte: Globo.com