Mundo

Instalação da ONU é atacada no Sudão

None

A agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta quinta-feira que dois homens armados atacaram seu escritório no sul do Sudão, matando um segurança local e deixando gravemente feridos um outro segurança e um membro expatriado da equipe.

O ataque ocorreu na noite de quarta-feira em Yei, no sul do Sudão, e os dois funcionários feridos estão hospitalizados em Juba. Eles serão levados para Nairóbi, no Quênia, informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) em comunicado.

O Acnur vem preparando o retorno de centenas de milhares de refugiados sudaneses de países vizinhos, após um acordo de paz entre o governo e rebeldes em janeiro de 2005, que acabou com duas décadas de guerra.

Devido ao ataque, o Acnur suspendeu uma operação planejada para começar na próxima semana para repatriar refugiados sudaneses da República Democrática do Congo para a região de Yei.

“Esse ataque ressalta as dificuldades que o Acnur enfrenta em nossas operações no sul do Sudão, onde estamos tentando criar um ambiente para milhares de refugiados em países vizinhos retornarem para casa”, afirmou o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, Antonio Guterres.

Um dos dois homens armados morreu no ataque e o outro foi preso, disse a porta-voz Helee Caux.


Reuters

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

‘Homenagem ao povo’: Nicolás Maduro antecipa Natal na Venezuela para 1º de outubro

2

Mundo

Iate naufraga a 300 quilômetros da costa da Austrália e casal é resgatado

3

Mundo

EUA apreendem avião de Nicolás Maduro na República Dominicana

4

Mundo

Queda de helicóptero russo perto de vulcão mata todos a bordo

5

Mundo

Na Paraíba, Lula critica Elon Musk e diz que dono do ‘X’ deve respeitar soberania brasileira: “ele pensa que é o quê?”