Analistas técnicos da Índia e Paquistão inspecionarão e medirão conjuntamente a área de Sir Creek para decidir os limites fronteiriços nesta conflituosa região, informou hoje a agência de notícias PTI.
O estudo será feito tanto na terra de restingas como no mar, confirmaram fontes oficiais ao final dos dois dias de negociações que delegações dos dois países tiveram em Nova Délhi.
O general Gopal Rao, que liderava a delegação indiana, informou que os dois lados conseguiram minimizar suas diferenças, enquanto o almirante Ahsan-ul-Haq Chaudhri, que dirigia o grupo paquistanês, expressou com satisfação que se tinha progredido.
Os representantes de Nova Délhi e Islamabad debateram sobre o estudo conjunto que elaboraram no ano passado para identificar os pilares, instalados em 1924, que marcam a divisa na região de Sir Creek, uma faixa estreita de restingas situada entre o estado ocidental indiano de Gujarat e a província paquistanesa de Sindh.
A resolução do conflito de Sir Creek é importante para as comunidades pesqueiras dos dois países, cujos membros são freqüentemente detidos pelas autoridades do país vizinho, acusadas de trabalhar em seu território ilegalmente.
Esta é a oitava rodada de conversas entre os dois países para buscar uma solução para este conflito e conseguir a delimitação definitiva dos dez quilômetros de fronteira.
EFE
Índia e Paquistão decidem inspecionar juntos área em disputa
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo