Mundo

Incêndio destrói parte de catedral histórica na Finlândia

Fogo começou por volta das 2h da segunda-feira na parte externa da Catedral de Porvoo, a 50 quilômetros a leste de Helsinque

Um incêndio destruiu parte de um dos patrimônios históricos mais importantes da Finlândia, queimando o telhado de uma igreja histórica na segunda-feira.

O incêndio começou por volta das 2h da segunda-feira na parte externa da Catedral de Porvoo, a 50 quilômetros a leste de Helsinque.

As chamas destruíram o telhado de madeira da catedral, que desempenha papel importante na história da Finlândia e é uma atração turística nacional.

Não houve feridos no incêndio, e autoridades disseram que a maior parte do interior da igreja, algumas partes da qual datam dos séculos 13 e 14, foi preservada.

“Existem razões para suspeitar que o incêndio tenha sido criminoso”, disse o chefe de polícia Kai Wall em entrevista à imprensa. Wall não apontou hipóteses quanto à causa. Ele disse que a polícia interrogou várias pessoas, mas não fez qualquer prisão até agora.

Foi na catedral que o czar russo Alexandre 1o abriu a Dieta (Parlamento) de Porvoo em 1809, selando a transferência da Finlândia para o domínio da Rússia, depois de o país passar 700 anos subordinado à coroa sueca.

Para muitos, a Dieta de Porvoo marca o ponto de partida da história do Estado finlandês, o primeiro passo no caminho que levou o país à independência, mais de um século depois.

O bispo de Porvoo, Erik Vikstrom, descreveu o incêndio como catástrofe local e nacional. “A catedral é uma de nossas igrejas mais importantes”, disse ele.

Pedaços de madeira enegrecida e ferro incandescente se espalhavam pelos paralelepípedos diante da igreja, enquanto autoridades avaliavam os danos sofridos por relíquias que foram removidas da construção.

O odor de breu queimado cobria a catedral antes branca, mas agora acinzentada pelo fogo. O fogo começou do lado externo do telhado, de modo que os detetores de incêndio no interior levaram algum tempo para ser ativados.

O comandante dos bombeiros disse que seus homens se esforçaram para evitar que o incêndio se espalhasse pelas muitas outras construções antigas de madeira que são o orgulho da cidade.

O designer gráfico Jukka Muhonen, de 42 anos, contou que sua mulher, Inari, viu o fogo quando acordou para cuidar do bebê no casal, durante a madrugada.

“Ela sentiu cheiro de fumaça. Quando olhou pela janela e viu um canto do telhado da catedral em chamas, ela me acordou”, contou Muhonen, que então acionou os bombeiros.


Reuters

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Morre Quincy Jones, do álbum Thriller, aos 91 anos

2

Mundo

Com mais de 100 anos de idade, maior crocodilo cativo do mundo morre na Austrália

3

Mundo

Série Giro Paraíba começa a ser exibida pela Record Europa com transmissão para mais de 150 países

4

Mundo

Fluminense anuncia rescisão de Marcelo após confusão com Mano Menezes

5

Mundo

“Escolas sem paredes” buscam garantir educação em Gaza