A “melhor opção” para a Colômbia nas eleições presidenciais deste domingo é a reeleição do presidente Álvaro Uribe, concordam hoje os dois principais jornais econômicos colombianos, Pasta e La Republica.
Ambos consideram, em seus editoriais de hoje, que o Governo de Uribe deixa “valiosos lucros” e um “balanço muito positivo”, embora não tenha concluído várias tarefas, que pode completar em um segundo quadriênio, até 2010.
“É preciso votar pelo melhor, buscando o bem do país”, sustenta “La Republica”, de orientação conservadora, e acrescenta que esse candidato é, “sem dúvida”, Uribe, dissidente do Partido Liberal Colombiano (PLC) que se propôs a vencer no primeiro turno do pleito.
O jornal lembra que, por considerar Uribe o melhor, “defendemos desde o princípio sua reeleição, convencidos, a partir dos positivos resultados refletidos em múltiplos indicadores, sobre a necessidade de continuar tão bem-sucedida política econômica”.
Para “La Republica”, é longo o caminho que falta ser percorrido em assuntos como os da “segurança democrática” (política pilar de Uribe), a luta contra a corrupção e o narcotráfico, em ajuste fiscal, reformas estruturais, em comércio exterior e no social.
O outro jornal econômico, Pasta, chega à conclusão que Uribe é a melhor alternativa após analisar as propostas dos candidatos mais visíveis; Carlos Gaviria, do esquerdista Pólo Democrático Alternativo (PDA); Horacio Serpa, do Partido Liberal, e o independente Antanas Mockus, do movimento Visionários.
A recuperação da segurança nacional, a “robusta reativação da economia” e o acerto com a negociação do Tratado de Livre-Comércio (TLC) com os Estados Unidos são mencionados por este jornal como as duas principais razões que sustentam sua convicção.
Mas o Pasta, propriedade do grupo do jornal El Tiempo, opina que, em um eventual segundo mandato, Uribe deverá “fazer alguns ajustes”.
EFE
Imprensa econômica colombiana diz que Uribe é “a melhor opção”
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo