O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira ter conversado por telefone com seu colega, Fidel Castro, e negou que o líder cubano esteja com câncer.
Em um discurso para militantes de seu comando de campanha, Chávez disse que Fidel lhes mandou uma saudação e felicitações pela vitória nas eleições de 3 de dezembro passado.
Chávez contou ainda que falou com Fidel sobre a Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), a "Missão Milagre" (cirurgias oftalmológicas realizadas em parceria de ambos os governos) e outros projetos comuns.
Chávez comentou que Fidel deu instruções para que o presidente venezuelano seja mantido a par de todos os detalhes de sua saúde e garantiu que, por isso, sabe que ele não tem câncer, como alguns veículos da imprensa sugeriram.
"Vi na imprensa hoje que começaram a circular versões de que Fidel estaria morrendo (…) ontem, eu o senti muito bem. Bom, algum dia todos vamos morrer fisicamente, mas o que é certo é que (…) Fidel não tem câncer, estou bem inteirado", assegurou Chávez.
"Ontem, senti que ele estava com muito humor e, tomara, camarada Fidel, que você continue se recuperando. Sabemos que está numa grande batalha", acrescentou.
Há poucos dias, o jornal britânico "The Independent" informou que Castro "luta contra um câncer terminal e pode morrer antes do Natal", porque se recusa a se submeter a um tratamento de quimioterapia.
Funcionários cubanos garantiram, porém, que ele está se recuperando.
O comandante Fidel, 80, sofreu em 27 de julho uma delicada operação intestinal e, no dia 31 do mesmo mês, transferiu o poder para seu irmão Raúl Castro, chefe do Exército. Desde então, o presidente cubano tem aparecido em vários vídeos com Chávez e outras personalidades que o visitaram.
Fonte: France Presse