Caos

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

Ainda nesta quinta-feira (24), um gabinete de transição deve ser empossado em Port-au-Prince. Desde fevereiro, o país vive caos político e social, com gangues armadas tomando conta das ruas, fechando o aeroporto e matando ou ferindo mais de 2.500 pessoas.

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, renunciou nesta quinta-feira (25) ao cargo, deixando o caminho livre para a formação de um novo governo no país caribenho, que foi devastado pela violência de gangues que matou ou feriu mais de 2.500 pessoas entre janeiro e março.

Henry apresentou sua renúncia em uma carta assinada em Los Angeles, datada de 24 de abril, e divulgada por seu gabinete, no mesmo dia em que um conselho encarregado de escolher um novo primeiro-ministro e gabinete para o Haiti deverá ser empossado.

O conselho deve ser instalado mais de um mês depois de os líderes caribenhos terem anunciado a sua criação, na sequência de uma reunião de emergência para enfrentar a crescente crise no Haiti.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Brasileira é encontrada morta nos Estados Unidos e família pede ajuda para trazer corpo de volta

2

Mundo

Brasileiro morre em combate após dois anos como voluntário na Guerra da Ucrânia

3

Mundo

Em carta a deputados, Joe Biden recusa pedidos para desistir de concorrer à presidência: ‘é hora de acabar com isso’

4

Mundo

Nossa vitória foi apenas adiada, diz Marine Le Pen, após boca de urna indicar partido de extrema direita em 3º lugar na França

5

Mundo

Esquerda sai na frente no 2º turno das eleições na França