Um guia com dados históricos e culturais do Reino Unido, destinado a ajudar os imigrantes que solicitam a cidadania britânica, contém uma série de erros e omissões, segundo denunciou a Associação de História (HA).
“A vida no Reino Unido: Um caminho rumo à cidadania”, preparado pelo Ministério do Interior, dá conta também das tradições britânicas, que os imigrantes devem conhecer quando se submetem a uma prova para obter a nacionalidade.
O guia afirma, por exemplo, que a Ata de União de 1707 entre Inglaterra e Escócia levou à criação do Reino Unido, quando na realidade o reino se formou em 1800 com a fusão do Reino da Irlanda com o da Grã-Bretanha, integrado por Inglaterra, País de Gales e Escócia.
O texto também não aborda a Guerra das Malvinas, de 1982, entre o Reino Unido e Argentina, durante o Governo de Margaret Thatcher (1979-1990).
Segundo a imprensa britânica, a HA enviou ao Ministério do Interior uma lista de erros.
Um porta-voz do Ministério do Interior afirmou à imprensa que em breve será publicada uma edição revisada do guia.
“O mais importante da prova (para os imigrantes) é sobre coisas práticas, como o processo eleitoral, o sistema legal, a lei de emprego e informação sobre a cultura do Reino Unido”, acrescentou a fonte, afirmando que no exame não são feitas perguntas históricas.
EFE
Guia para obter cidadania britânica tem erros e omissões
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo