Invasão

Garimpeiros ilegais do Brasil invadem área ianomâmi na Amazônia venezuelana

Garimpeiros brasileiros têm cruzado a fronteira para explorar ouro em terras ianomâmis

​Garimpeiros ilegais do Brasil invadem área ianomâmi na Amazônia venezuelana

Garimpo ilegal prejudica populações da Amazônia em Parima — Foto:UOL

Garimpeiros brasileiros têm cruzado a fronteira para explorar ouro em terras ianomâmis na Venezuela. Ao longo dos últimos seis meses, o UOL teve acesso a vídeos, fotos, documentos inéditos e fez entrevistas com indígenas e especialistas em questões ambientais que apontam o avanço de trabalhadores ilegais em ao menos cem comunidades de diferentes etnias na Amazônia do país vizinho. 

Para a manutenção do esquema, há pagamento de subornos em ouro ao Exército da Venezuela e a dissidentes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), segundo os relatos ouvidos pela reportagem. Procurado durante três semanas, o governo de Nicolás Maduro não se pronunciou sobre as acusações.

Segundo a reportagem apurou com integrantes da Polícia Federal, do lado da Venezuela o crime não pode ser combatido, a não ser que os garimpeiros tragam ouro para o lado brasileiro. Mas, para evitar serem punidos por contrabando, parte dos garimpeiros deixa as pepitas na Venezuela, vende para outras pessoas e recebe o dinheiro no Brasil, em uma operação conhecida como dólar-cabo.

Droga, morte e ouro na “economia” do crime

Não há consenso sobre a quantidade de brasileiros em ação no país vizinho: o número varia de 500 a até 5 mil, dependendo da fonte. Os trabalhadores atuam em mais de cem áreas de garimpo ilegais. 

Três indígenas ouvidos pela reportagem afirmaram que os garimpeiros pagam 30 gramas em ouro a militares venezuelanos por cada máquina instalada. Segundo a ONG SOS Orinoco, com base em depoimentos de indígenas, há atualmente 34 máquinas ativas em sete setores apenas na Serra da Parima.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Venezuela acusa Brasil de barrar sua entrada no Brics: “agressão inexplicável”

2

Mundo

Homem é condenado à prisão perpétua por 185 acusações de abuso sexual infantil online e chantagem

3

Mundo

Governo de Vladimir Putin sugere que Dilma Rousseff continue na presidência do banco dos Brics

4

Mundo

Polícia alemã desmonta esquema de tráfico em pizzaria que entregava cocaína junto ao prato principal

5

Mundo

Jurandir do Sax chega a 9 mil execuções do “Bolero” de Ravel; comemoração acontece em novembro, na Praia do Jacaré