Mundo

Fox volta atrás em descriminalização de drogas

O presidente mexicano disse que o projeto deve dizer que consumir droga é crime.

O presidente do México, Vicente Fox, voltou atrás e pediu mudanças no projeto de lei enviado ao Congresso que descriminaliza algumas drogas.

A decisão foi anunciada na quarta-feira à noite, um dia depois de o presidente dizer que estava disposto a sancionar a nova lei.

O projeto de lei, da forma como foi aprovado pelo Congresso na semana passada, legaliza a posse de pequenas quantidades de cocaína, maconha e heroína para uso pessoal.

O presidente mexicano afirmou – por meio de um comunicado oficial – que vai reenviar o projeto ao Congresso, para que fique claro que possuir e consumir drogas “vai continuar sendo um é crime”.

Surpresa

A decisão de voltar atrás no projeto surpreendeu os mexicanos porque ele nasceu no Executivo e foi defendido pelo partido de Fox.

Segundo a imprensa mexicana, o presidente mexicano estava sofrendo pressões dos Estados Unidos para mudar o projeto.

Mas havia também muitas críticas internas à nova lei, com políticos de diferentes matizes dizendo que uma polícia mais complacente em relação às drogas poderia levar a uma onda de turismo de drogas ao país.

O prefeito da Califórnia, Jerry Sanders, que havia dito ter ficado horrorizado com a lei, saudou o presidente mexicano pela reformulação do projeto.

“Eu estou satisfeito que ele tenha ouvido as várias vozes contra o projeto de lei e tenha feito as mudanças necessárias para a não legalização”, disse Sanders.

“Nós temos uma parceria com o México para combater as drogas ilegais e está é a única ajuda a longo prazo nesta relação”

Antes da revisão, o porta-voz da embaixada dos Estados Unidos, Judith Bryan, disse que as autoridades americanas afirmaram que “os representantes mexicanos deveriam rever urgentemente a legislação para prevenir a percepção de que o uso de drogas no México é legal e para evitar um turismo de drogas”.

Fonte: BBC

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

EUA prendem 538 imigrantes e fazem primeiras deportações após decretos de Trump, diz Casa Branca

2

Mundo

Trump assina ordem para rebatizar Golfo do México para ‘Golfo da América’

3

Mundo

Trump pode impactar eleições de 2026, dizem 44% dos brasileiros; 51% veem dificuldades para Lula

4

Mundo

Posse de Trump: Bolsonaro diz que filho o representa e Michelle “não trata desses assuntos”

5

Mundo

Sem Lula e Bolsonaro, posse de Trump terá presença de deputado paraibano e mais 20 políticos brasileiros