Um caminhão-tanque explodiu em Benin depois de sair da estrada, matando 35 pessoas e deixando mais de 80 feridas. Segundo médicos e policiais, elas correram até o local do acidente para coletar o combustível derramado.
Segundo um médico que cuidava de um ferido, o número de mortes pode subir, já que ao menos 15 pessoas não devem resistir aos ferimentos e porque o hospital da região está sobrecarregado.
“Estamos lotados. A situação vai piorar e o número de mortos vai subir. Temos agora mais de 15 pessoas para as quais não há esperanças”, afirmou Florent Priili, médico e coordenador hospitalar do hospital St Jean de Dieu.
O caminhão-tanque levava combustível para o Mali quando caiu em uma ribanceira, na quarta-feira à noite, perto da cidade de Porga, na fronteira de Benin com Burkina Fasso, disse à Reuters um integrante das forças paramilitares locais.
“Quando ele caiu na ribanceira, a gasolina começou a vazar e as pessoas correram para pegá-la,” afirmou Lasia Mora, do posto das forças paramilitares em Porga. “A gasolina que vazava entrou em contato com o motor aquecido e explodiu,” disse Mora.
Priili, que trabalha no hospital da cidade de Tanguieta (a 60 quilômetros de Porga), afirmou que os restos carbonizados de cerca de 23 pessoas tinham sido encontrados no local da explosão.
Por volta de 80 pessoas gravemente feridas foram levadas para o hospital na noite de quarta-feira, mas, desde então, 12 já morreram e outras, segundo prevê, não devem resistir a seus ferimentos, disse.
“Vamos usar todos os recursos de que dispomos, mas isso está nos sobrecarregando e não temos o suficiente para tratar deles. Não temos equipamentos suficientes para administrar soro e estamos exaustos”, acrescentou.
Explosões envolvendo gasolina são um problema antigo da parte oeste da África, em especial na vizinha Nigéria, o maior produtor de petróleo do continente.
No território nigeriano, dezenas de pessoas morrem todos os anos na explosão de oleodutos. Esses acidentes são provocados algumas vezes por ladrões de combustível.
AFP
Explosão de caminhão mata 35 em Benin
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo