Mundo

Ex-presidente Milosevic morre na prisão em Haia

Tribunal disse que a polícia holandesa e um médico legista holandês foram chamados e iniciaram um inquérito

O ex-presidente sérvio e iugoslavo Slobodan Milosevic morreu hoje na unidade de detenção do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), em Haia, onde foi julgado por crimes de guerra. A informação foi divulgada pela rádio belgradina B92 e depois confirmada pelo Tribunal da Organização das Nações Unidas.

“Milosevic foi encontrado sem vida na cama de sua cela na unidade de detenção das Nações Unidas”, disse o tribunal em comunicado. “Os guardas imediatamente alertaram o oficial da unidade de detenção no comando e o médico, que confirmou que Slobodan Milosevic está morto”.

O tribunal disse que a polícia holandesa e um médico legista holandês foram chamados e iniciaram um inquérito. Uma autópsia completa e um exame toxicológico foram determinados. A família de Milosevic foi informada.

Milosevic, 64 anos, sofria de problemas cardíacos. A pressão alta do ex-presidente interrompeu inúmeras vezes seu julgamento por crimes contra a humanidade, genocídio e crimes de guerras, durante a desintegração da Iugoslávia nos anos 1990. Milosevic vinha se queixado de dores de cabeça e de uma tensão insuportável nos olhos e nos ouvidos.

O ex-presidente foi enviado para o tribunal de crimes de guerra de Haia em junho de 2001.


Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Confira: novas imagens geram dúvidas sobre queda de avião no Cazaquistão

2

Mundo

Ao menos 38 pessoas morreram na queda do avião da Embraer no Cazaquistão

3

Mundo

VÍDEO: avião da Embraer cai no Cazaquistão com 67 pessoas; autoridades buscam sobreviventes

4

Mundo

Trump diz que buscará aumentar as penas de morte nos EUA durante seu governo

5

Mundo

Papai Noel distribui milhões de presentes ao redor do mundo; acompanhe ao vivo