O ex-presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, morreu aos 93 anos de idade, depois de anos de saúde debilitada.
Ele foi hospitalizado quatro vezes para exames e uma angioplastia neste ano. Em 2000, Ford sofreu um derrame.
Gerald Ford tornou-se o 38º presidente dos Estados Unidos em 1974, quando Richard Nixon renunciou depois do escândalo de Watergate.
Depois de assumir o cargo, concedeu perdão a Nixon – provavelmente a decisão que causou a sua derrota para o candidato do Partido Democrata, Jimmy Carter, nas eleições de 1976, de acordo com o correspondente da BBC em Washington, Justin Webb.
O presidente George W. Bush elogiou a "integridade e bom-senso" de Ford. Em nota oficial emitida pela Casa Branca, Bush se disse "muito entristecido" pela notícia da morte de Ford, que "ajudou (…) a restaurar a confiança pública na Presidência".
A esposa do ex-presidente, Betty Ford, que anunciou a morte, disse que sua vida foi "preenchida com o amor a Deus, a sua família e ao seu país".
A primeira dama se tornou uma figura nacional ao fazer campanha contra alcoolismo e as drogas.
Guerra do Vietnã
Gerald Ford foi o único presidente americano não-eleito. Durante a sua Presidência, terminou a Guerra do Vietnã, com a derrota dos Estados Unidos. Saigon passou para o controle do Vietcong em 1975.
Nascido em Omaha, Estado de Nebraska, e vivia com a esposa, de 88 anos, em Rancho Mirage, 210 quilômetros a leste de Los Angeles, no sul da Califórnia.
Ele despontou no cenário político ao se tornar vice-presidente de Nixon, em 1973, quando Spiro Agnew renunciou em meio a acusações de corrupção.
Depois que Nixon deixou o cargo, Ford declarou que "o pesadelo nacional" do escândalo de Watergate havia acabado, mas pouco depois concedeu perdão ao ex-presidente por crimes cometidos no posto.
Seu estilo pessoal era o oposto de Nixon. Ford se mostrava aberto, otimista e ganhou reputação de honestidade.
Depois do derrame sofrido, Ford passou a ter uma vida mais reservada, embora tenha participado de uma cerimônia após os atentados de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, ao lado dos outros ex-presidentes Jimmy Carter, George Bush e Bill Clinton.
Ele compareceu ainda ao funeral de Reagan, em 2004.
No mês passado, Ford se tornou o ex-presidente americano a atingir idade mais avançada, ultrapassando os 93 anos e 121 dias de vida, recorde estabelecido por Reagan.
BBC Brasil