Autoridades militares dos Estados Unidos estão recrutando cientistas para desenvolver uma arma de combate que inflige escorregões às tropas inimigas.
Em sua página na Internet, a Agência de Pesquisas Avançadas de Defesa (Darpa, sigla em inglês) pede que até abril deste ano sejam enviados projetos para desenvolver uma substância que simularia o efeito de caminhar sobre uma pista de gelo.
Aplicado ao solo, o "gelo artificial", à base de polímeros, reduziria a tração criada por botas dos soldados inimigos ou os pneus de seus veículos, dificultando o movimento, explicam as autoridades.
A vantagem é que a substância poderia ser usada também em ambientes quentes e áridos, "como no Iraque e no Afeganistão".
"A mobilidade irrestrita de forças inimigas em espaços urbanos de batalha, incluindo combatentes e veículos, reduz fortemente a eficiência de operações militares e de paz", explica o comunicado.
"O gelo artificial à base de polímeros (poderia) atingir controle efetivo da mobilidade através de uma precisa e reversível redução da tração do solo."
Agente restaurador
Em complemento, a agência requer que cientistas apresentem também propostas para desenvolver um agente capaz de reverter rapidamente os efeitos do gelo artificial.
"A aplicação deste agente nas botas e pneus das tropas, para restaurar imediatamente a tração no contato, dará aos nossos combatentes mobilidade assimétrica. Seria como possuir habilidade de correr sem esforço sobre o gelo, enquanto a mobilidade do adversário seria restrita", explicam as autoridades.
"Tal sistema dará controle sem precedentes sobre o andamento das operações, incluindo a capacidade de impedir o acesso do adversário a áreas específicas, controlar a entrada e saída de prédios, diminuir a capacidade de nossos adversários de nos perseguir e dar a nossos combatentes tempo para agir, e não reagir."
BBC Brasil