Mundo

EUA: astronauta é presa por atacar rival

A astronauta da Nasa Lisa Novak, 43 anos, foi presa sob as acusações de seqüestro, roubo de carro e destruição de evidências, em Orlando - no Estado da Flórida.

A astronauta da Nasa Lisa Novak, 43 anos, foi presa sob as acusações de seqüestro, roubo de carro e destruição de evidências, em Orlando – no Estado da Flórida. Ela dirigiu do Texas até o Aerporto da cidade para encontrar Colleen Shipman. Ela estaria namorando Bill Oefelein – companheiro na tripulação que viajou à ISS em julho do ano passado -, por quem Novak se diz apaixonada.

Ela seguiu Colleen até o estacionamento, tentou entrar no carro dela e jogou spray de pimenta nos olhos da vítima, que conseguiu fugir e pedir ajuda. Segundo o relato de Colleen à polícia, Nowak tentou entrar no seu carro e a atacou com uma substância química, que causou uma perda momentânea da visão.

Quando os policiais a prenderam, ela portava uma faca, uma marreta de aço, luvas pretas, sacos plásticos, uma pistola de chumbinho e tubos plásticos. Em declaração gravada, Nowak explicou que não tinha intenção de ferir Shipman, e que só queria assustá-la, "para conversar com ela".

Nowak também disse à polícia que estava "envolvida em um relacionamento mais de trabalho do que romântico" com Oefelein.

Ao revistar o carro de Nowak, a polícia encontrou uma carta que descreve o amor dela por Oefelein, mensagens eletrônicas entre ele e Shipman e recibos mostrando que a astronauta pagou em dinheiro sua viagem de Houston a Orlando.

"É um caso muito triste. É uma pena que agora ela esteja do outro lado da lei", disse uma porta-voz do Departamento de Polícia de Orlando.

Oefelein é solteiro, mas, segundo uma biografia da Nasa, tem dois filhos.

Um porta-voz da Nasa no Centro Espacial Johnson, em Houston, informou que até o momento a condição de Nowak como astronauta da agência espacial não mudou. "Não desejo especular a respeito do que acontecerá depois", disse, acrescentando que a Nasa não tem normas para as relações entre os astronautas.

Se for declarada culpada de tentativa de seqüestro, Nowak pode ser condenada à prisão perpétua, disseram fontes policiais.

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Posse de Trump: Bolsonaro diz que filho o representa e Michelle “não trata desses assuntos”

2

Mundo

Sem Lula e Bolsonaro, posse de Trump terá presença de deputado paraibano e mais 20 políticos brasileiros

3

Mundo

Mais forte, Trump retorna hoje à presidência dos EUA e promete nova ordem global; saiba como será a posse

4

Mundo

Papa pede que acordo de cessar-fogo em Gaza seja respeitado

5

Mundo

Trump lança criptomoeda pouco antes da posse e valor dispara; veja