Uma Internet que tem cheiros, um telefone celular que dura dois meses e um robô microcirurgião estão a apenas uma década de distância, de acordo com o governo da Coréia do Sul. A informação é do ministro da comunicação, baseado em entrevistas feitas com 3,5 mil especialistas.
De acordo com pesquisadores entrevistados, a Internet deverá repassar cheiros até 2015. Cada odor será definido através de dados digitais que vão definir a quantidade e a combinação de compostos aromáticos. Os dados serão transmitidos pela Internet e ativarão o cartucho de fragrância, prevêem.
O relatório também previu que telefones celulares terão baterias que durarão dois meses sem ter que fazer recarga, que estarão no mercado até 2012, e robôs cirurgiões até 2018. A pesquisa apontou que microrobôs viajarão pela corrente sanguínea e poderão analisar ou curar problemas. O estudo também prevê que até 2015 soldados terão uniformes à prova dágua e de balas que mudam de padrões de camuflagem de acordo com o ambiente.
A Coréia do sul é um dos países mais ligados em tecnologia, tendo 70% da sua população, cerca de 34,1 milhões de pessoas, usuária da Internet.
AFP