Mundo

Esquema de financiamento da Al-Qaeda envolvia Brasil

None

A promotoria de Nova York desarticulou uma operação financeira na qual US$ 3 bilhões procedentes do Brasil e de outros países sul-americanos teriam sido transferidos à Al-Qaeda e a outros grupos terroristas no Oriente Médio, informou hoje o jornal The New York Post.

O promotor do distrito de Manhattan, Robert Morgenthau, disse à publicação que pedirá que os dois maiores bancos de Nova York, cujos nomes não quis revelar, sejam multados devido a seu envolvimento nessa engrenagem, que teria operado durante dois anos.

Morgenthau afirmou que grande parte dos US$ 3 bilhões teriam saído da região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, e que os fundos chegaram ao banco nova-iorquino através de uma empresa de Montevidéu dedicada a transferências financeiras.

A partir de Nova York, os fundos teriam sido enviados a vários lugares do Oriente Médio, como Riad (Arábia Saudita), Beirute (Líbano) e Ramala (Cisjordânia), onde serviram para reforçar as finanças do Hezbolá e do Hamas, além da Al-Qaeda.

“Não posso encontrar e prender Osama bin Laden, mas posso tentar cortar suas fontes financeiras”, comentou Morgenthau, que prevê que nos próximas dias será concluida sua investigação, que durou três anos.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

“Estou morrendo”, Pepe Mujica revela que câncer está se espalhando e faz apelo

2

Mundo

Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo

3

Mundo

Aos 116 anos, freira brasileira é considerada a pessoa mais velha do mundo

4

Mundo

Presidente afastado da Coreia do Sul será preso até segunda-feira, dizem investigadores

5

Mundo

Porto Rico fica sem energia na véspera do Ano Novo; apagão atinge 90% da população