Segundo Anwar Arifin, do Centro de Informações sobre Enchentes de Jacarta, em entrevista à Associated Press, cerca de 75% da capital está alagada.
Depois de três dias de chuvas torrenciais, vários rios transbordaram e cobriram casas e lojas com até três metros de água e lama.
Como a água das enchentes é muito poluída, e a cidade recentemente viveu um surto de dengue, teme-se que a doença contamine ainda mais gente, de acordo com a correspondente da BBC na capital indonésia, Rebecca Henschke.
Henschke também disse que centenas de moradores estão refugiados no telhado de suas casas, sem ter como sair ou dispostos a não abandonar suas casas.
Comporta
O mecanismo de uma comporta que regula o fluxo de água em um canal da cidade teria falhado, segundo operários encarregados pelo seu funcionamento, permitindo que a água transbordasse e fosse para diversas regiões da cidade.
O fornecimento de eletricidade e água ainda não foram restaurados em várias partes da cidade. Várias rodovias e ferrovias também seguem interditadas.
Equipes médicas estão percorrendo a cidade em botes de borracha para prestar atendimento médico. Milhares de policiais foram colocados nas ruas para ajudar na evacuação.
Segundo meteorologistas, as chuvas devem continuar por mais uma semana e as expectativas são de que novas enxurradas atinjam Jacarta por causa das chuvas em regiões montanhosas vizinhas.
Esta é a pior enchente a atingir a cidade em cinco anos.
BBC Brasil