Diversas comunidades da Capital realizam nos próximos dias espetáculos teatrais e várias atividades alusivas ao período natalino, contando com a efetiva participação dos moradores e apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Os moradores da Comunidade Santa Bárbara, localizada no bairro Valentina Figueiredo, realizarão através da sua Associação Comunitária, nos próximos sábado (23) e domingo (24), a partir das 20h, o espetáculo natalino Vinda do Messias, sob a direção de Ricardo Alexandre. A encenação ocorrerá num local aberto e bastante amplo, situado entres as ruas Josefa Maria do Nascimento e Maria do Paço Rocco. A comunidade, já com 20 anos de existência, conta atualmente com cerca de 600 famílias.
Vinda do Messias é um espetáculo encenado por 27 jovens do próprio bairro, que ressalta o nascimento do Cristo a cada dia, fazendo com que o Natal seja comemorado não apenas em dezembro, mas em cada ato de bondade praticado ao longo da vida.
Para o presidente da Associação Comunitária Santa Bárbara, Ricardo Alexandre Batista, este é um novo momento vivido na comunidade. "Nós entendemos que a maior importância deste movimento é a integração de todos os moradores, num trabalho social envolvendo crianças, jovens e adolescentes, numa construção coletiva que só vem a somar os nossos esforços para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a valorização dos potenciais artísticos locais", observou.
No Bessa – O grupo Dança-Teatro Anjos de Deus, que atende 19 jovens das comunidades São Luiz Gonzaga e Jardim Gama, realiza na segunda-feira (25) o espetáculo Auto de Natal Jesus Minha Alegria, com direção de Adriana Zenaide, que desde outubro trabalha junto aos alunos na montagem do espetáculo e do cenário, construído com objetos doados ou emprestados pelos moradores, e elaborados pelos atores, a exemplo das casas de Maria e de Isabel, e da manjedoura.
Adriana Zenaide, diretora do espetáculo, fala um pouco da experiência. "O grande objetivo do Auto de Natal Jesus Minha Alegria é mobilizar os moradores da localidade, além de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo nosso grupo na própria comunidade, que é muito carente de eventos e ações culturais dessa natureza e, neste Natal, terá a oportunidade de vivenciar um momento educativo através da arte, neste caso, o teatro".
Em Jaguaribe – O Natal Cultural de Jaguaribe acontece durante todo o dia do sábado (23), a partir das 9h, na Praça Aquiles Leal (antiga Praça Onze), recentemente recuperada pela administração municipal, com uma programação vasta e diversificada. O evento é realizado pela Comissão Pró-Associação dos Moradores de Jaguaribe (CPAMJ).
A abertura oficial do evento será uma retreta, realizada pela Banda 5 de Agosto, a partir das 9h e, em seguida, haverá apresentações do Circo-Escola Pirilampo e do grupo de capoeira Angola Palmares, da cidade de Cabedelo. À tarde acontecerão diversas atividades culturais, iniciando com o grupo de percussão Baticumlata, formado por agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); em seguida será a vez do Coral Canto Livre Meninada, depois a chegada do Papai Noel, a Lapinha Jesus de Nazaré (do bairro de Mandacaru) e a Tribo Indígena Tupinambá, com o Mestre Carbureto, do mesmo bairro.
Uma missa campal, com o oratório de Natal, marca o início das atividades da noite, a partir das 19h. Às 20h30 ocorrem os shows musicais com grupos e artistas locais: Mulambo Acústico, Os Cabras de Mateus, Pádua Belmont, Iberé, Van Dantas, Jessé Jel e GenGen. A comissão organizadora pede às pessoas que forem prestigiar o evento, a doação de um quilo de alimento não perecível, destinado às famílias carentes da comunidade.
Secom-JP