A Comissão Européia (CE) decidiu hoje conceder 200 milhões de euros adicionais ao Iraque este ano para ajudar na reconstrução do país após a nomeação de um novo Governo no sábado passado, informou o Executivo do bloco europeu.
Estes fundos se somam aos 518 milhões de euros desembolsados entre 2003 e 2005 e demonstram “o empenho da Comissão em respaldar o país, o novo Governo e o povo iraquiano”, segundo um comunicado da CE.
Além disso, a CE deve nomear um chefe de delegação em Bagdá e abrir, “em um futuro próximo”, negociações com o Iraque sobre um acordo de Comércio e Cooperação.
A comissária européia de Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, expressou em uma nota sua satisfação com a formação de um novo Governo “com base na união nacional”, e reiterou a disposição da Comissão Européia a trabalhar com ele.
Segundo a CE, do novo pacote de ajuda, 110 milhões de euros serão destinados a melhorar a qualidade de vida dos iraquianos; 40 milhões, a promover a democracia; outros 40, aos reforços das instituições e 10 milhões são de reserva para fazer frente a novas prioridades no país islâmico.
EFE
Comissão Européia dá mais 200 milhões de euros ao Iraque
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo