Dois terremotos, de 3,6 e 3,8 graus na escala Richter, foram registrados na cidade de Tangshan, a 200 quilômetros de Pequim, duas horas antes do tremor detectado ontem nas ilhas Tonga, do Pacífico Sul, que chegou a 7,8 graus.
As autoridades chinesas não informaram sobre estes terremotos, apesar de terem anunciado que não registraram vítimas ou danos materiais.
O primeiro abalo aconteceu em Tangshan às 21h53 (10h53 em Brasília) de ontem. O segundo, de 3,8 graus, ocorreu às 22h02 (11h02 em Brasília). Os dois tiveram epicentro na província de Hebei.
Apesar de não ter havido prejuízos, a população chinesa reviveu o terror provocado pelo tremor de 7,8 graus registrado em 28 de julho de 1976, na mesma localidade. O terremoto causou a morte de 240 mil pessoas, deixou quatro mil órfãos e 160 mil feridos, no pior acidente da história asiática.
Naquela ocasião, o Governo da China também não informou à população sobre a tragédia que chegou a atingir Pequim. O evento coincidiu com a agonia do então presidente Mao Tsé-Tung.
EFE
China registrou terremotos de 3,6 e 3,8 graus antes de Tonga
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo