Guerra

Chefe da agência da ONU diz que Israel impede ajuda humanitária em Gaza: ‘Pessoas que tentam fugir estão sendo mortas’

Segundo a agência de notícias Reuters, moradores e médicos afirmam que hospitais e abrigos estão sitiados por Israel nesta segunda-feira (21).

Chefe da agência da ONU diz que Israel impede ajuda humanitária em Gaza: 'Pessoas que tentam fugir estão sendo mortas'

Chefe da agência da ONU diz que Israel impede ajuda humanitária em Gaza: 'Pessoas que tentam fugir estão sendo mortas'

O chefe da agência da ONU para refugiados palestinos, UNRWA, usou a rede social X para acusar Israel de estar impedindo que missões humanitárias cheguem às áreas no norte da Faixa de Gaza com suprimentos essenciais, incluindo remédios e alimentos, nesta segunda-feira (21).

Philippe Lazzarini também afirmou que hospitais foram atingidos por ataques e estão sem energia, deixando pacientes sem cuidados, e que os abrigos estão tão lotados que alguns deslocados são obrigados a viver nos banheiros desses locais.

“De acordo com relatos, pessoas que tentam fugir estão sendo mortas, seus corpos deixados na rua. Missões para resgatar pessoas sob os escombros também estão sendo negadas. (…) Negar e armar assistência humanitária para atingir propósitos militares é um sinal de quão baixa é a bússola moral”, postou o chefe da UNRWA, pedindo um acordo de cessar-fogo.

Os relatos também foram feitos por moradores e médicos de Gaza para a agência de notícias Reuters. Segundo eles, hospitais e abrigos estão sitiados nesta segunda devido à intensificação das operações israelenses.

No campo de refugiados de Jabalia, tropas cercaram homens e ordenaram que mulheres deixassem o local. Um ataque aéreo israelense em uma casa matou cinco pessoas e feriu várias outras, disseram médicos.

Autoridades de saúde também disseram à Reuters que recusaram ordens do Exército israelense para evacuar os três hospitais da área ou deixar os pacientes desacompanhados, e que pelo menos 26 pessoas foram mortas em Gaza nesta segunda-feira.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Governo de Vladimir Putin sugere que Dilma Rousseff continue na presidência do banco dos Brics

2

Mundo

Polícia alemã desmonta esquema de tráfico em pizzaria que entregava cocaína junto ao prato principal

3

Mundo

Jurandir do Sax chega a 9 mil execuções do “Bolero” de Ravel; comemoração acontece em novembro, na Praia do Jacaré

4

Mundo

Pesquisadores brasileiros desenvolvem nano chip com alta capacidade de transmissão de dados

5

Mundo

Mudanças no Pix começam a valer em 1º de novembro com limite de transferência para evitar fraudes