O corpo do traficante de drogas mais procurado da Colômbia, Wilber Varela, foi encontrado na cidade de Mérida, na Venezuela.
Varela, também conhecido como "Jabón" ("sabão"), era o último dos grandes chefes do Cartel Norte del Valle. As autoridades americanas haviam colocado uma recompensa de US$ 5 milhões pela sua captura.
O cartel chefiado por Varela era considerado o sucessor dos cartéis de Medellín, de Pablo Escobar, e de Cali, dos irmãos Rodriguez Orejuela.
Estima-se que o Cartel Norte Del Valle conseguiu enviar para a Europa e os Estados Unidos milhares de toneladas de cocaína.
Agências de inteligência dos Estados Unidos e da Colômbia informaram que Varela estava escondido na Venezuela há pelo menos um ano.
Corredor
De acordo com as agências americanas e colombianas, Varela administrava os negócios do cartel na Venezuela porque o país se transformou no principal corredor para a passagem da cocaína colombiana, já que não faz parte do esforço internacional para o combate ao tráfico de drogas na região.
As autoridades venezuelanas confirmaram nesta sexta-feira que o corpo de Varela foi encontrado em Mérida.
O chefe da Agência Nacional Antidrogas da Venezuela, Néstor Reverol, confirmou que as digitais do corpo encontrado em um quarto de hotel da cidade combinavam com as do traficante.
Fontes do setor de inteligência da Colômbia afirmaram que mensagens interceptadas sugerem que o traficante foi morto por alguns de seus próprios homens.
Em 2007, os outros três líderes do Cartel Norte del Valle foram capturados, mas uma nova geração de traficantes já ocupa os lugares vagos.
As forças de segurança da região já têm os apelidos de dois homens que estariam restaurando o cartel e continuando com os negócios. Eles seriam conhecidos apenas como "06" e "Camisa Vermelha".
Fonte: BBC