A CIA tinha evidências de que o Iraque não possuía armas de destruição em massa seis meses antes da invasão norte-americana, mas a agência foi ignorada pela Casa Branca, segundo declarações de um ex-agente à rede de TV CBS.
Tyler Drumheller, que comandou as operações secretas da CIA na Europa durante os preparativos para a guerra do Iraque, disse que as informações contrariando as declarações do governo de que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa vieram de uma importante autoridade iraquiana que já havia transmitido outros dados confiáveis à espionagem dos EUA.
Aquela fonte “nos disse que não havia programas ativos de armas de destruição em massa”. disse Drumheller em entrevista que a CBS transmite no programa “60 Minutes” no domingo.
“O grupo (da Casa Branca) que estava lidando com os preparativos para a guerra do Iraque voltou para dizer que não estava mais interessado (nas informações)”, afirmou ele, segundo trechos da entrevista divulgados na sexta-feira pela CBS.
A CBS disse que a fonte da CIA era o ex-chanceler iraquiano Naji Sabri e que o então diretor da CIA, George Tenet, transmitiu as informações diretamente ao presidente George W. Bush, ao vice Dick Cheney e a outros funcionários de primeiro escalão da Casa Branca em setembro de 2002. Três dias depois, eles teriam rejeitado a versão da CIA.
“A política estava determinada. A guerra do Iraque ocorreria e eles estavam buscando dados para adequá-los à política”, disse o ex-agente da CIA à CBS.
Fonte: Terra
Casa Branca ignorou dados sobre Iraque, diz ex-agente da CIA
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo