Mundo

Canadá: delegados assinam declaração para reduzir pobreza

Delegados assinaram a declaração durante o segundo dia da Cúpula Global do Microcrédito, realizada na cidade canadense de Halifax até 15 de novembro

Mais de 1.100 delegados da Cúpula Global do Microcrédito se comprometeram hoje por escrito a proporcionar o acesso a créditos a 175 milhões de famílias em extrema pobreza e assegurar que 500 milhões de pessoas sairão da pobreza absoluta até 2015. 

Os delegados assinaram a declaração durante o segundo dia da Cúpula Global do Microcrédito, realizada na cidade canadense de Halifax até 15 de novembro. Cerca de 2.300 delegados assistem às conferências, entre eles o prêmio Nobel da Paz deste ano, o bengalês Mohammed Yunus.

"Nós nos comprometemos a trabalhar com a Campanha da Cúpula do Microcrédito para buscar e implementar metodologias adequadas para medir o progresso de nossos clientes acima da barreira de US$ 1 ao dia e informar anualmente a campanha sobre as conclusões", afirma a declaração.

As pessoas que vivem com menos de US$ 1 ao dia são consideradas imersas na pobreza absoluta. Calcula-se que atualmente 1,2 bilhão de pessoas no mundo todo estejam nesta situação.

Mohammed Yunus, que obteve o prêmio Nobel por sua vida dedicada a proporcionar aos mais pobres de Bangladesh o acesso ao sistema financeiro, afirmou hoje em entrevista coletiva que os microcréditos são fundamentais para a erradicação da pobreza mundial.

"Se os mais pobres não têm acesso a seu primeiro dólar, não serão capazes de gerar outro dólar", ressaltou.

Em Bangladesh, um dos países mais pobres do mundo, 80% das famílias mais pobres têm acesso a créditos para empregar em um negócio próprio graças ao trabalho do Banco Gramee, criado por Yunus.

O prêmio Nobel declarou que seu objetivo agora é que 100% da população em extrema pobreza de Bangladesh tenha acesso a microcréditos para iniciar sua prosperidade econômica até 2010. 

EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Quase 70% dos mortos verificados na guerra de Gaza são mulheres e crianças, diz ONU

2

Mundo

Biden faz pronunciamento após vitória de Trump nos EUA e promete ‘transição pacífica’

3

Mundo

Kamala Harris liga para Trump e admite derrota na eleição de 2024 nos EUA

4

Mundo

Trump diz que fechará fronteiras e promete virada nos EUA: ‘Será a era de ouro da América’

5

Mundo

Aos 78 anos, Trump volta à Casa Branca com uma votação esmagadora