Em seu discurso, Bush elogiou o desempenho de Rumsfeld, a quem chamou de "patriota", e agradeceu todo o trabalho desempenhado pelo ex-secretário. Bush assumiu sua parte de responsabilidade pela derrota nas eleições.
Em seguida, o presidente americano nomeou o ex-chefe da CIA Bob Gates para o Pentágono. "A hora é certa para uma nova liderança no Pentágono", disse Bush na Casa Branca. O ex-diretor da CIA Robert Gates liderou a Agência Central de Inteligência dos EUA de 1991 a 1993.
Bush anuncia a demissão de Donald Rumsfeld
» Veja o vídeo
Rumsfeld foi muito criticado por sua política com relação ao Iraque e as eleições mostraram uma grande insatisfação por parte da população. Bush afirmou ainda que os resultados das eleições não são um sinal de retirada norte-americana do Iraque.
"Reconheço que muitos americanos votaram para registrar seu descontentamento com a falta de progresso", disse. O presidente afirmou, ainda, que conversou por diversas vezes com Rumsfeld sobre sua demissão.
Rumsfeld, de 74 anos, ocupou o cargo desde 20 de janeiro de 2001, no primeiro mandato de Bush. Ele também foi secretário de Defesa no mandato do presidente Ford, de 1975 a 1977.
A saída de Rumsfeld acontece logo depois que a a líder eleita da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, pediu a renúncia do secretário de Defesa, poucas horas depois da divulgação dos resultados das eleições legislativas nos Estados Unidos.
Fonte: Último Segundo