Bono, o vocalista do grupo U2, vai receber o título de cavaleiro da rainha Elizabeth 2ª, segundo informações divulgadas neste sábado pela embaixada britânica em Dublin, na Irlanda. O cantor, cujo nome verdadeiro é Paul Hewson, vai receber o título honorário por seus "serviços para a indústria da música e por seu trabalho de ajuda humanitária".
O primeiro-ministro britânico Tony Blair parabenizou o cantor, dizendo em uma carta: "Você tem usado a sua voz para falar em nome da África incansadamente."
Bono, que tem 46 anos, irá receber o título em Dublin no início do ano que vem.
Como não é cidadão britânico, Bono não poderá usar o título "Sir". A honraria é a mesma que foi concedida ao cantor Bob Geldof em 1986.
Um comunicado publicado no site do U2 diz que Bono, que faz campanha para que os líderes de países ocidentais aumentem ajuda humanitária aos países em desenvolvimento e cancelem a dívida desses países, ficou "lisonjeado" pela homenagem.
O texto também diz que ele espera que isso ajude a campanha que faz para erradicar a pobreza na África.
Entre os que já receberam o mesmo título estão o fundador da Microsoft, Bill Gates, o cantor Placido Domingo e o diretor de cinema Steven Spielberg.
BBC Brasil