Mundo

Bin Laden diz que Moussaoui não tem conexão com ataques de 11 de setem

Osama Bin Laden disse que Zacarias Moussaoui, a única pessoa condenada nos EUA pelos ataques de 11 de setembro, não teve nada a ver com a operação, de acordo co

Osama Bin Laden disse que Zacarias Moussaoui, a única pessoa condenada nos EUA pelos ataques de 11 de setembro, não teve nada a ver com a operação, de acordo com uma fita de áudio lançada hoje na internet.

Ele não teve nenhuma conexão com o 11 de setembro”, disse a voz na fita.

“Eu sou o responsável pelos 19 irmãos e eu nunca designei o irmão Zacarias para que estivesse com eles naquela missão”, falou a voz, fazendo referência aos 19 seqüestradores do 11 de setembro de 2001.

O chefe da al-Qaida afirmou que os seqüestradores estavam divididos em dois grupos, “pilotos e assistentes”.

“Já que Zacarias Moussaoui ainda estava aprendendo a voar, ele não foi o nº 20 no grupo, como o seu governo alegou”, disse bin Laden. “Ele (o governo) sabe disso muito bem”, ele adicionou.

Bin Laden disse que a confissão de Moussaoui de que ele teria ajudado a planejar os ataques era “inválida”, e a chamou de o resultado de “pressões exercidas contra ele durante quatro anos e meio” na prisão dos EUA.

Moussaoui, um francês de 37 anos e membro confesso da al-Qaida, foi sentenciado à prisão perpétua no começo deste mês depois que um júri decidiu que ele foi responsável por pelo menos uma morte no 11 de setembro.

Duas autoridades do anti-terrorismo dos EUA, que falaram sob a condição de permanecerem no anonimato, disseram que a inteligência do país estava ciente da mensagem de bin Laden. Um dos oficiais afirmou que não havia razões para duvidar da sua autenticidade.

Esse oficial disse que a mensagem é parte do esforço contínuo de bin Laden de demonstrar que ele é um líder extremista relevante, que está informado sobre as atualidades. O oficial afirmou que a mensagem foi feita para propósitos de propaganda, e que não contém nenhuma ameaça.

A mensagem em áudio, que tem menos de 5 minutos de duração, foi transmitida com uma foto de bin Laden.

Esta é a sua terceira fita neste ano. Em uma fita transmitida pela televisão árabe em março, ele censurou os EUA e a Europa por cortarem fundos para o governo palestino liderado pelo Hamas, os acusou de conduzirem uma guerra “sionista” no Islamismo, e encorajou seus seguidores a lutarem contra qualquer força apaziguadora das Nações Unidas no Sudão.

Em janeiro, bin Laden disse em uma fita de áudio que a al-Quaida estava preparando novos ataques aos EUA, mas ofereceu uma trégua – apesar de que o seu tenente Ayman al-Zawahri mais tarde lançou um vídeo declarando que Washington havia se recusado a aceitar a oferta.

A mensagem de janeiro foi a primeira de bin Laden em mais de um ano, o seu maior período de silêncio desde os ataques de 11 de setembro nos EUA.

Seu representante al-Zawahri divulga mensagens com mais freqüência, aparecendo em fitas de vídeos, enquanto que bin Laden não aparece em vídeo desde outubro de 2004.

AP

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Trump assina ordem para rebatizar Golfo do México para ‘Golfo da América’

2

Mundo

Trump pode impactar eleições de 2026, dizem 44% dos brasileiros; 51% veem dificuldades para Lula

3

Mundo

Posse de Trump: Bolsonaro diz que filho o representa e Michelle “não trata desses assuntos”

4

Mundo

Sem Lula e Bolsonaro, posse de Trump terá presença de deputado paraibano e mais 20 políticos brasileiros

5

Mundo

Mais forte, Trump retorna hoje à presidência dos EUA e promete nova ordem global; saiba como será a posse