As autoridades belgas suspenderam hoje o confinamento obrigatório de aves, exceto nas áreas sensíveis e para os granjeiros, frente à diminuição do risco de gripe aviária após o fim do período migratório das aves selvagens.
Esta diminuição do risco “justifica a flexibilização” das medidas preventivas adotadas nos últimos meses do ano passado, disse em comunicado a Agência Federal belga para a Segurança da Cadeia Alimentar (AFSCA).
As pessoas poderão manter suas aves em terreno aberto em todo o país, assim como os granjeiros cujas explorações não se encontrem nas áreas sensíveis. Ainda assim, recomenda-se “limitar ao máximo” o contato com os pássaros selvagens.
Nas áreas consideradas sensíveis devido à proximidade da passagem de aves migratórias, os criadores profissionais terão que alimentar as aves de granja em lugares confinados sem possibilidade de acesso a pássaros selvagens.
Quanto a exposições e concursos, os amadores poderão levar aves vivas, enquanto essa possibilidade continuará proibida para os profissionais.
EFE
Bélgica anula confinamento obrigatório de aves
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo