Os homens de baixa estatura eram irresistíveis para as mulheres na pré-história, pelo menos até a descoberta das armas. Esta diferença em relação aos cânones atuais de beleza é a tese central de um estudo da universidade norte-americana de Utah, que apareceu nesta quarta-feira, 14, na versão online do jornal The Times.
Entre os australopitecos, hominídeos antepassados do Homo sapiens que viveram há cerca de 4 milhões de anos, a baixa estatura permitia combater melhor e garantia aos machos um enorme atrativo entre as mulheres.
"As pernas curtas asseguravam aos australopitecos o êxito em combate", explicou o professor David Carrier em um artigo publicado na revista Evolution, citado pelo Times online.
"Os australopitecos mantiveram as pernas curtas durante dois milhões de anos porque um físico compacto e mais estável ajudava os varões a combater pelas mulheres", revela o professor em sua pesquisa, e explica que os homens mais baixos eram os mais agressivos.
Segundo Carrier, este antepassado do homem media 1,35 metro. Com a introdução das primeiras armas, há dois milhões de anos, o homem da caverna passou a utilizar objetos para se defender e as normas estéticas mudaram.
Fonte: estadao.com