A Alemanha pediu ao Chile uma investigação sobre a possível presença no país do médico fugitivo nazista Aribert Heim, chamado de “Carniceiro de Mauthausen”, informaram neste sábado fontes judiciais.
A petição de um tribunal deverá ser examinada pela Suprema Corte antes de encarregar os serviços policiais da busca do fugitivo, de 90 anos, que possivelmente entrou no Chile depois de viver no Egito, Espanha, Brasil e Uruguai, destacaram as fontes.
Heim foi médico do campo de concentração nazista de Mauthausen, na Áustria, durante a Segunda Guerra Mundial, e enfrenta denúncias pela realização de experimentos com prisioneiros judeus e a utilização de câmaras de gás para exterminá-los.
Os delitos, atribuídos a Heim, são comparáveis às acusações que enfrentou Joseph Mengele, conhecido como “Anjo da morte” no campo de concentração de prisioneiros de Auschwitz.
“Não é a primeira vez que se levanta a possibilidade de Heim ter aparecido. Acredita-se que ele tenha estado no Brasil e no Uruguai, entre outros países”, disse em Buenos Aires o representante para a América Latina do Centro Simón Wiesenthal, Sergio Widder, em declarações publicadas no domingo em Santiago pelo jornal La Tercera.
AFP
Alemanha pede investigação no Chile sobre médico nazista Aribert Heim
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo