O primeiro-ministro interino iraquiano, Ibrahim al-Jaafari, assegurou hoje que não renunciará à sua candidatura ao cargo de primeiro-ministro e insistiu que a Aliança Unida Iraquiana (AUI), a maior força parlamentar, só indicará ele para o posto.
No entanto, Al-Jaafari reiterou que poderia não se apresentar à chefia do Governo se todos os grupos parlamentares o pedissem.
“De acordo com meus princípios, minha renúncia ao cargo de primeiro-ministro não é questionável”, assegurou o dirigente xiita e líder do partido Dawa. “Continuo sendo o candidato da AUI, mas poderia estar preparado para renunciar se todos os blocos parlamentares insistirem nisso”, afirmou.
Al-Jaafari rejeitou a idéia de criar um “Governo de salvação nacional” que inclua iraquianos xiitas, sunitas, cristãos e curdos para tentar solucionar a crise política que o país atravessa.
“Não há nenhuma justificação nem há nenhum sentido um Governo desse tipo, especialmente quando temos uma Constituição permanente, um Parlamento eleito e um Governo” interino, disse Al-Jaafari.
Suas declarações coincidem com o anúncio do presidente interino do Parlamento, Adnan Pachachi, de uma reunião da Câmara amanhã, apesar do desacordo entre os grupos políticos sobre a formação de um novo Governo.
Fonte: EFE
Al-Jaafari reitera que não renunciará à candidatura de premier
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo