Meio ambiente

‘Praiô’ nega jogar esgoto no mar de João Pessoa e diz que entupimento de cano provocou vazamento de ‘água cinza’

O Praiô publicou um vídeo explicando que não joga águas poluídas na praia e que houve um entupimento, o que provocou o vazamento de águas da cozinha e não esgotos.

Praiô, Sudema, operação, esgoto, Seixas João Pessoa

A Operação Praias Limpas é uma ação conjunta

O Praiô – que foi autuado e embargado nesta quinta-feira (16) pela Sudema, após ser flagrado despejando esgoto no Seixas – fez uma publicação negando que o estabelecimento joga esgoto na praia. No vídeo, um dos sócios ressalta que o local possui dois tipos de fossas fechadas, uma para águas negras, do banheiro, e outra para águas cinzas, com resíduos da pia, do lavabo e da cozinha.

Seu Pereira, que é sócio do estabelecimento, ressalta que a limpeza das fossas é feita por caminhão, o que inclusive estava sendo feito no momento da gravação.

“O que aconteceu hoje de manhã aqui foi que entupiu a encanação da parte da cozinha e acabou transbordando. Foi a água cinza, que não é do banheiro, para a calçada. Esse é o nosso procedimento. Trabalhamos com fossa fechada que, em hipótese alguma, contamina o meio ambiente e o mar”, justificou.

“Não deu nem tempo chamar o caminhão e já fomos denunciados, já veio a fiscalização e está todo esse rebuliço que estamos correndo para resolver. Temos um compromisso com o meio ambiente. O mar está limpo. Breve vamos soltar uma nota explicando tudo direitinho”, prometeu.

Leia Mais

‘Praiô’ é autuado e embargado pela Sudema após ser flagrado despejando esgoto no Seixas

VÍDEO:

| NOTA DO PRAIÔ ENVIADA AO CLICKPB:

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Na manhã desta quinta feira, 16 de maio de 2024, foi amplamente divulgada matéria nas redes sociais e aplicativos de conversa, indicando que o Praiô Beach Club foi autuado e interditado pela Sudema por recomendação do Ministério Público Federal. Dessa forma, viemos a público esclarecer o ocorrido.

Salientamos, incialmente, diferente do que foi noticiado, que o estabelecimento não tem ordem de interdição da qual estamos levianamente sendo acusados.

O estabelecimento sempre prezou pelo cumprimento do conjunto de normas existentes para proteger o meio ambiente e consequentemente a saúde pública dos que frequentam e, principalmente, da população circunvizinha. A par disso, trabalhamos com fossas fechadas, tanto para as águas turvas (esgoto de banheiro), quanto para as águas cinzas (pias e cozinha). Ainda, a cada 3 (três) meses acionamos caminhões limpa fossa para o escoamento.

O ocorrido na manhã de hoje (16/05/2024), limitou-se a um problema pontual de entupimento da encanação da fossa de águas cinzas, fazendo com que a mesma escoasse para a via pública (calçada). Percebemos o quão atenta está a população com a recente fiscalização, que antes mesmo da chegada do caminhão limpa fossa, fomos denunciados e surpreendidos pelos órgãos fiscalizadores. Todavia, os esclarecimentos citados acima foram prestados e estamos à disposição das autoridades competentes para dirimir toda e qualquer eventual dúvida.

Mais uma vez, reiteramos o nosso pacto pela preservação do meio ambiente e nosso compromisso com a sustentabilidade, e que nunca jogamos dejetos nas águas do mar. No que nos couber, o mar da Praia do Seixas continuará sendo conhecido por sua exuberância.

COMPARTILHE

Bombando em meio ambiente

1

meio ambiente

Desembargador promove audiência de conciliação sobre obras do Parque da Cidade

2

meio ambiente

Ibama identifica e multa mulher de vídeo viral que mata onça-parda

3

meio ambiente

Parque da Cidade: audiência de conciliação na Justiça define ações para destravar obra no Aeroclube

4

meio ambiente

Condomínio em Cabedelo é multado em R$ 30 mil por ligação irregular de esgoto

5

meio ambiente

Laudo aponta que fezes encontradas em praias de Cabedelo são de tartarugas