Pelo menos 173 moreias foram encontradas mortas em praias de João Pessoa, desde a manhã desta quinta-feira (26), por equipes de limpeza da Emlur e voluntários da Associação Guajiru, que monitora a vida marinha na orla da capital.
Como visto pelo ClickPB, segundo informações divulgadas pela associação, os animais foram encontrados sem vida nas praias de Cabo Branco, Manaíra e Jardim Oceania, além de relatos de animais mortos também na praia do Bessa.
O ClickPB entrou em contato com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Em nota, a Superintendência informou que as moreias serão enviadas para análise em laboratório.
“Equipes da Sudema foram enviadas, na manhã desta quinta (26), aos pontos da ocorrência para averiguar as condições de cada local e para coletar amostras de água e dos peixes encontrados nas praias. Os animais serão submetidos a análise em laboratório para serem identificadas as espécies e as possíveis causas das mortes.”
Também segundo a Sudema, as moreias serão analisadas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O ClickPB entrou em contato também com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur-JP), que detalhou sobre o recolhimento dos animais.
A Emlur respondeu que o processo de recolhimento ainda está ocorrendo, além do número de moreias mortas subir de 139 durante a manhã, para 173 no início da tarde, conforme apurou o ClickPB.
Ainda segundo a autarquia, como o trabalho de limpeza não foi encerrado, o número de moreias mortas pode ser acima de 173 peixes.
Ver essa foto no Instagram