As fezes encontradas nas praias de Ponta de Campina e do Poço, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, são de tartarugas marinhas. A informação é da Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo (Semam).
O material foi enviado ao Laboratório de Ficologia da Universidade Federal da Paraíba (LAFIC-DSE-UFPB) na última quinta-feira (16). De acordo com a Semam, o laudo Nº 3/2025-CCEN-DSE -LAFIC atesta que as fezes encontradas na faixa de areia entre as praias de Ponta de Campina e Poço não são de seres humanos.
“Todas as amostras possuem a mesma origem e composição […] odor próprio característico para fezes de tartaruga marinha […] Conclui-se, sem a menor sombra de dúvidas, que as fezes analisada NÃO possuem origem humana”, diz o laudo assinado pelo professor Drº George Miranda.
O documento também destaca que o LAFIC/UFPB “está investigando a ocorrência sazonal de grandes volumes de fezes de tartarugas marinhas entre os meses de novembro a janeiro nas nossas praias, fato recorrente e amplamente notificado nos anos de 2019, 2020, 2022 e agora em 2025.”
Ainda segundo o laudo, não há risco para a saúde da população.
“Este fenômeno não justifica maiores preocupações devido à ausência de riscos à saúde na população deste município, cabendo aos órgãos gestores os esclarecimentos necessários”, diz o laudo.
Confira também