Visitantes

Baleias jubartes chegam ao litoral da PB e RN e público poderá visitá-las em expedições; veja como e valores

Baleias jubartes chegaram ao litoral do Rio Grande do Norte, onde ficarão até novembro. A chegada desses animais poderá ser acompanhada de perto através de expedições abertas ao público, realizadas pelo PROMMARN nos meses de julho e agosto.

baleias jubartes, rio grande do norte, mãe

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução/Redes sociais PROMMARN)

Baleias jubartes chegaram ao litoral do Rio Grande do Norte, onde ficarão até novembro. A chegada desses animais poderá ser acompanhada de perto através de expedições abertas ao público, realizadas pelo PROMMARN (Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte) nos meses de julho e agosto.

As baleias estavam na região de Fernando de Noronha, de acordo com registro obtido pelo Projeto Mamíferos Marinhos, e chegaram ao mar da Praia de Tabatinga, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (2). Elas estão a 12km da costa. O PROMMARN acredita que elas também já devem estar pelo litoral da Paraíba.

As jubartes se instalam no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba para reprodução e amamentação dos filhotes, segundo informou o PROMMARN ao ClickPB. Elas ficam na região entre julho e a primeira quinzena de novembro, quando começam a migrar para a Antártida, que é a sua área de alimentação.

As expedições científicas do PROMMARN são abertas ao público e é cobrada uma taxa para custear o aluguel da embarcação, compra do óleo diesel e pagamento da tripulação. “Esse ano vamos receber muita gente daí da Paraíba”, revelou o Projeto ao ClickPB.

O local de embarque e desembarque será na Praia de Pirangi. As expedições acontecerão nos sábados e domingos, entre às 7h da manhã e às 14h, nos dias 13,14,20,21,27 e 28 de julho e 4,10,11,17,18,24,25 e 31 de agosto. Serão 12 vagas por viagem e para pessoas com idade entre 12 e 65 anos. O custo será de R$ 125 por pessoa, com pagamento antecipado via Pix para o PROMMARN.

O PROMMARN (Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte) se dedica à observação, pesquisa e conservação de baleias jubartes e golfinhos nariz de garrafa, segundo descreve em seu perfil no Instagram.

Confira também

Veja a passagem das baleias por Fernando de Noronha

 

 

COMPARTILHE

Bombando em meio ambiente

1

meio ambiente

Município de Mari passa a ser reconhecido como ‘Terra da Mandioca’

2

meio ambiente

João Azevêdo afirma que estudo para conter o avanço do mar na Baía da Traição está em reta final: “resultado deve sair em 30 dias”

3

meio ambiente

Secretário diz que estudos necessários para obras do Parque da Cidade já foram feitos e questiona interesses do autor do processo

4

meio ambiente

Paraíba deve registrar até 38º durante o verão; confira previsões de temperatura por região

5

meio ambiente

VÍDEO: municípios do Sertão da Paraíba têm chuvas com trovões, relâmpagos e raios