A desenvolvedora de Pokémon GO, Niantic Labs, revelou que vai retirar a suspensão de algumas contas do game mobile após os recentes esforços do estúdio para punir jogadores que estavam usando aplicativos de rastreamento de terceiros. A decisão foi esclarecida por meio de uma nova publicação no site oficial da empresa e com as palavras do CEO John Hanke.
“Alguns jogadores podem não ter percebido que certas extensões e aplicativos para o mapa fazem mais do que apenas mostrar o Pokémon mais próximo”, escreveu Hanke. “Cada um desses aplicativos pode ser usado como uma ferramenta de transmissão de dados para o criador do app, coletando e entregando dados em segundo plano pelo criador, com ou sem o conhecimento do usuário”.
“Esses aplicativos podem ter um efeito similar aos ataques DDoS aos nossos servidores. Por conta disso nós temos banido as contas associadas a essas ferramentas, levando muitos usuários à confusão do porquê foram banidos. Essa é uma pequena parcela das contas banidas“, completou o CEO. “Este é o resultado de algumas mudanças feitas para em nossa infra-estrutura, que agora é capaz de desbanir este conjunto de contas”.
Hanke salientou que os mapas add-on que retiram dados dos servidores de Pokémon Go são considerados violadores dos Termos de serviço do jogo e que fazer uso deles ainda pode resultar em um bloqueio na conta daqui para frente.
“Continuamos a trabalhar para garantir a integridade do jogo e a vitalidade dos nossos servidores, bloqueando o acesso não autorizado e, por vezes, banindo contas por causa de ofensas”, disse Hanke no comunicado. “Isso inclui o bloqueio de bots, operações de retirada de dados e proibição de contas de usuários finais associados a essas atividades”.
“Contas que usaram aplicativos ou sites para capturar pokémons remotamente, batalhar, fazer implantação em ginásios ou usar recursos de colheita de PokeStops também não estão sendo desbanidas. A nossa principal prioridade é fornecer uma diversão justa e uma experiência legítima para todos os jogadores, por isso, a proibição agressiva continuará a ocorrer para os jogadores que se dedicarem a este tipo de atividades”, esclareceu.