O gol mais famoso de toda a carreira de Pelé foi recriado no popular videogame dos anos 1990, o Super Nintendo. Na final da Copa do Mundo de 1958, o jogador, próximo da marca do pênalti, recebeu um lançamento vindo da esquerda, dominou no peito, deixou a bola quicar, deu um chapéu no adversário e bateu antes de a bola cair.
O gol foi o terceiro da goleada por 5 a 2 sobre a Suécia (o primeiro dos dois de Pelé naquela partida), que deu o primeiro título mundial ao Brasil. O lance é considerado por muitos como o gol mais bonito da história das Copas.
O perfil “16 bits de depressão” (em referência à geração de computadores com esses processadores) foi o responsável pelo desenvolvimento da animação. A página já recriou uma série de lances populares no futebol usando a plataforma do videogame.
F pro Pelé
animação: 16bitgoals pic.twitter.com/fmaFHDeGjR
— 16 Bits da Depressão (@16bitsdadepre) December 29, 2022
Adeus ao rei
Pelé morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos, vítima de complicações de um câncer no cólon. A doença havia sido diagnosticada em setembro do ano passado. Pelé estava internado há um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Segundo boletim divulgado pelo hospital, a causa da morte do ex-jogador de futebol foi falência múltipla de órgãos em decorrência do câncer de cólon. A condição ocorre quando dois ou mais órgãos têm suas funções comprometidas. Em situações como essa, é necessário realizar intervenções médicas, para manter o equilíbrio do organismo.
No caso de Pelé, o rim (ele havia perdido o outro rim quando ainda era jogador) foi o primeiro órgão a falhar, há alguns dias.