'Clarão'

Meteoro que cruzou Nordeste foi visto do show de Simone Mendes: ‘achei que fosse um raio’

Meteoro foi registrado na madrugada deste sábado (13) e foi visto em cidades de cinco estados, como aconteceu no show de Simone Mendes, no Ceará.

meteoro, show, simone mendes, ceará

Foto: Reprodução/Redes sociais

A cantora Simone Mendes comentou nas redes sociais na tarde deste sábado (13) sobre o meteoro que cruzou o céu e impressionou o público durante show na cidade de Tamboril, no interior do Ceará.

“Deu o clarão assim, mas foi rápido. Achei que fosse um raio, sei lá. Essa aqui viu e falou com todo mundo. Ainda bem que a internet está aí. Você não pode dar, que todo mundo vê. Saiu em todo canto, aí a gente pôde comprovar que foi verdade”, disse Simone Mendes.

Uma amiga da artista disse que havia percebido a passagem do meteoro, mas ninguém acreditou quando ela falou.

“Ninguém acreditava em mim, aí foi alguém que filmou e postou”, disse a amiga de Simone após a repercussão do vídeo.

O fenômeno que iluminou o céu também foi visto nos municípios cearenses de Ubajara, Frecheirinha, Crateús, Tauá, Santa Quitéria, entre outros, além de cidades do Piauí, Paraíba, Bahia e Pernambuco.

Simone estava se apresentando no evento Tamboril Fest quando uma pessoa da plateia registrou o meteoro no momento em que a artista recebia outra cantora no palco.

Sem risco

Conforme o astrônomo Lauriston Trindade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), houve o registro do fenômeno na divisa entre o Ceará e o Piauí. A localização exata ainda está sendo levantada.

“No início da madrugada de hoje, por volta de 0h10 um grande meteoro foi avistado no interior do Ceará. Existem relatos desde a região do Cariri, Inhamuns até a Ibiapaba. Foi um meteoro muito brilhante, a luminosidade dele é equivalente à do sol. Para vocês terem uma ideia, é muito raro meteoro dessa magnitude”, falou o astrônomo amador Lauriston Trindade.

De acordo com o capitão Romário Fernandes, professor de astronomia no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, o clarão visto durante a passagem do meteoro é causado pelo aquecimento da rocha espacial durante a entrada na atmosfera terrestre.

“Quando esse asteroide ou meteoroide entra na atmosfera da terra, ele acaba comprimindo os gases da atmosfera e isso gera um aquecimento, que aquece o gás e aquece a própria rocha. Esse aquecimento leva ao fenômeno luminoso, o que a gente chama de meteoro. […] A gente fala de uma ‘fireball’, que é justamente essa bola de fogo aparente, que está associada a objetos maiores, que entram em alta velocidade na atmosfera e que acabam sofrendo um aquecimento muito alto”, explicou Romário Fernandes.

Apesar do clarão no céu impressionar, normalmente ele não traz riscos as pessoas.

“Normalmente explodem, se desintegram. Dependendo de como tiver sido essa fragmentação, em que altura ela aconteceu, ela pode gerar fragmentos maiores ou menores, que vão cair no solo da terra e a gente chama esses fragmentos de meteoritos”, falou Romário.

Outros registros

Uma câmera de segurança de uma casa no Sítio Cachoeira do Boi Morto, zona rural de Ubajara, a 322 quilômetros de distância de Fortaleza.

Segundo a moradora Emily Rodrigues, ela estava dormindo e só ficou sabendo da passagem do meteoro na manhã deste sábado. Ao ir olha as câmeras da residência ela viu que o equipamento registrou o fenômeno.

A câmera de uma casa na cidade de Frecheirinha também fez o registro do clarão causado pela bola de fogo caindo do céu.

No momento da passagem o céu ficou iluminado por alguns instantes, fazendo a noite parecer dia. Os moradores da residência estavam dormindo.

Saiba mais

 

 

 

Por g1

COMPARTILHE

Bombando em Famosos

1

Famosos

Antônio Fagundes sobre remake de novelas na Globo: ‘Parece preguiça de criação’

2

Famosos

Zé Vaqueiro fala pela primeira vez após morte do filho de 11 meses: ‘ele descansou’

3

Famosos

Aos 93 anos, Silvio Santos é internado em São Paulo; saiba o motivo

4

Famosos

Cantor sofre descarga elétrica e morre durante show

5

Famosos

Nego Di é preso acusado de golpe que causou prejuízo de R$ 5 milhões a clientes