Belo criticou ação truculenta do PM em confusão entre grupos de torcedores na arquibancada
O Botafogo-PB emitiu nota neste domingo (4), sobre a ação da Polícia Militar da Paraíba (PM-PB) no duelo do sábado (3) contra o Figueirense, pela Série C.
Houve uma confusão na Arquibancada Sol, próximo à área que divide os torcedores do Botafogo-PB e do time visitante. Na situação, a PM agiu com truculência, utilizando gás de pimenta para conter os ânimos.
Entretanto, diversas pessoas que não estavam envolvidas na confusão foram atingidas pelo gás, incluindo crianças e idosos. Isso gerou a uma evacuação do setor para levar os torcedores até o outro lado, na Arquibancada sombra.
Isso fez o jogo ficar paralisado por 10 minutos, enquanto o efeito do gás de pimenta passava.
Dessa forma, o Belo repudiou a ação dos policiais, relembrando que não é a primeira vez que situações desse tipo acontecem. Então o clube cobrou por medidas contra esse tipo de atitude para que não volte a se repetir.
Confira a nota emitida pelo Botafogo-PB
O Botafogo Futebol Clube não compactua com nenhum tipo de violência e repudia, de forma veemente, mais um fato ocorrido no durante uma partida do Clube, em João Pessoa, com envolvimento da Polícia Militar da Paraíba.
O Botafogo-PB não aprova o meio utilizado pela Polícia Militar para conter os ânimos de um pequeníssimo grupo de torcedores sob o pretexto de evitar possível confronto contra outro grupo ainda menor de torcedores do time adversário.
As ações registradas, não apenas nesse jogo, mas também em jogos anteriores, inclusive quando restrito a nossa própria torcida em momento de confraternização, acabam alimentando o descrédito em uma sociedade carente de exemplos de humanidade e respeito.
Idosos, mulheres, crianças e torcedores comuns tornaram-se vítimas, novamente, de ações desnecessárias e inapropriadas por àqueles que têm a função de garantir a segurança pública e a manutenção da ordem pública.
O Botafogo-PB possui o máximo de respeito pela Corporação da Polícia Militar que, no cumprimento de seus deveres, tem a responsabilidade de identificar o(s) torcedor(es) de possíveis atos de vandalismo ou agressão e tomar as medidas apropriadas.
No entanto, em um período curto de tempo, já é a terceira vez que jatadas de spray de pimenta e outras ações desproporcionais ocorrem em meio a multidão!
O Botafogo-PB conclama a sua torcida a praticar exclusivamente ações de incentivo ao nosso time pois entende que seu papel, quando exercido dessa forma, é fundamental na motivação, comportamento e desempenho dos jogadores dentro de campo.
E, por fim, questiona a Polícia Militar se teremos que esperar a quarta ocorrência para serem tomadas medidas preventivas?
Se torcedores, simpatizantes, turistas, que forem a um jogo do Botafogo-PB terão que se sentir inseguros, dentro e fora, de um estádio de futebol em João Pessoa?
Se é essa a imagem que João Pessoa e a Paraíba deixará circular pelo resto do País?
Atenciosamente,
Botafogo Futebol Clube.