Zinedine Zidane vai disputar seu 100o. jogo pela França no sábado, fazendo sua última apresentação no Stade de France, onde tornou-se um dos imortais do futebol francês.
O jogo contra o México, preparatório para a Copa da Alemanha, vai trazer boas lembranças ao filho de imigrantes argelinos. Foi nesse mesmo estádio nas cercanias de Paris que ele marcou dois gols na vitória da França por 3 a 0 sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de 1998.
Eleito três vezes melhor jogador do ano, ele vai se aposentar após o Mundial da Alemanha. Zidane também foi destaque no primeiro jogo disputado no estádio, marcando um belo gol na vitória por 1 a 0 sobre a Espanha, em janeiro de 1998.
“É um estádio místico, disse Zidane em seu site. É um lugar especial para mim porque é onde eu comecei uma aventura com a França marcando no jogo de inauguração. Depois foram aqueles gols na final da Copa. Jogar lá significa muito para mim. Espero que seja uma boa festa no sábado”.
Figura central na equipe que conquistou a Copa em casa e o título europeu dois anos depois, Zidane disse na semana passada que a França precisava recuperar o espírito de equipe de campanhas anteriores para ter sucesso na Alemanha.
“Temos bons jogadores, mas nos falta a eficácia de equipes anteriores, quando éramos um grupo único, todos andando na mesma direção”, disse o meia.
Zidane, que marcou 28 gols em 99 jogos por seu país, usou a camisa francesa pela primeira vez em um empate em 2 a 2 com a República Tcheca, em que marcou os dois gols de seu país depois de entrar no segundo tempo.
“O fato de ele estar disputando seu 100o. jogo prova que ele conseguiu permanecer no mais alto nível depois de tantos anos”, disse o zagueiro Lilian Thuram, que tem 111 jogos.
Reuters
Zidane disputará 100º jogo pela França em amistoso
None
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte