SÃO PAULO – A seleção brasileira feminina de vôlei está na final do Mundial do Japão. Na madrugada desta quarta-feira, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães bateu em Osaka a Sérvia e Montenegro por 3 sets a 1 (25/17, 25/14, 21/25 e 25/20) e vai decidir o título da competição contra a Rússia, que venceu a Itália por 3 a 0 (25/19, 25/16 e 25/20).
Hexacampeã do Grand Prix, a seleção brasileira nunca foi campeã mundial, tendo sido vice em casa (perdeu na final de Cuba) e semifinalista em 1998 (nova derrota para as cubanas).
As brasileiras são as únicas invictas do Mundial. A Sérvia sentiu o peso da decisão. Inexperiente em torneios internacionais (disputa o Mundial pela segunda vez, e nunca apareceu na Olimpíada ou no Grand Prix), a equipe européia errou bastante e foi atropelada pelas brasileiras no início do jogo. Apenas no quarto set é que as sérvias equilibraram a partida. Mas o técnico Zé Roberto tirou a meio-de-rede Walewska, colocou Carol Gattaz e a equipe retomou o ótimo nível de jogo que vinha apresentando.
A final será disputada nesta quinta-feira, às 14h30m (3h30m de Brasília), também em Osaka.
Brasil e Rússia já se enfrentaram neste Mundial num dos jogos mais emocionantes da competição, vencido pela equipe verde-amarela. Além disso, brasileiras e russas vão reeditar a final do Grand Prix deste ano, conquistada pelas meninas do técnico José Roberto Guimarães por 3 sets a 1.
Fonte: O Globo