Esporte

UEPB promove encontro de boas vindas a portadores de necessidades espe

None

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual da Paraíba, em parceria com o da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), realizou nesta quinta-feira, 23, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade, o “Primeiro Encontro de Boas Vindas aos alunos da UEPB que apresentam necessidades especiais”.

A iniciativa faz parte do programa “A UEPB em busca da Educação Inclusiva”, coordenado pela professora Maria Noalda Ramalho, que integra a atual política da Administração Central da Universidade em proporcionar a inclusão social dos estudantes portadores de necessidades especiais.

O evento teve início com a apresentação do grupo “Roda Vida”, de João Pessoa, formado pelos cadeirantes Valdeir Tavares, Ivanildo Garcia e Valdir Gomes; e pelas professoras Daniele e Luciene Rodrigues, essa última, coordenadora do Núcleo de Vivência em Artes da Funad. O grupo tem se apresentado em todo o país e representado o Brasil em eventos internacionais.

Em seguida, os presentes foram convidados a participar de uma palestra com discussões sobre as atividades desenvolvidas pelo programa. Representando a reitora Marlene Alves, a professora Aparecida Carneiro, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UEPB, destacou a proposta como sendo de grande importância, uma vez que a Universidade está cumprindo seu papel, no sentido de formar cidadãos. “Aqui, eles têm a consciência das suas potencialidades e da importância que eles têm para a formação de uma sociedade mais justa e humana”.

Já a estudante do 3º ano de Comunicação Social Marymélia Matias Costa, deficiente visual, avalia a atuação do Programa como uma “quebra de barreiras feita através de ações, porque a gente vê muita coisa no papel e a Universidade está dando um passo adiante e mostrando que realmente quer essa inclusão”. Nesse sentido, ela ressaltou o compromisso do atual reitorado da Instituição. “Nós deficientes visuais estamos vendo isso como um exemplo e agradecendo a Deus e a todos que fazem o programa, a começar pela reitora da UEPB, por esse empenho em trabalhar com a nossa problemática”.

Inclusão Social

Atualmente, a UEPB tem 22 alunos portadores de necessidades especiais, sendo 10 deficientes físicos, 10 visuais, um auditivo e outro deficiente mental leve. O acompanhamento desses estudantes é feito por 15 monitores especiais que acompanham os deficientes nas atividades acadêmicas e avaliações, através de assistência pedagógica utilizando recursos como a leitura e gravação de textos.

Fonte: secom pb

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Na despedida da Copinha, Serra Branca vence Picos-PI de virada

2

Esporte

Botafogo-PB acerta a contratação do atacante Guilherme Santos que estava no futebol dos Estados Unidos

3

Esporte

Pela 1ª vez na história da Copa do Nordeste, clubes de João Pessoa e Campina Grande não avançam para a fase principal

4

Esporte

Burse lamenta eliminação do Botafogo-PB na pré-Copa do Nordeste e prega virada de chave para o Paraibano

5

Esporte

Botafogo-PB perde para o Moto Club no Almeidão e se despede da Copa do Nordeste