O Sousa usou as redes sociais, nesta quarta-feira (22), para denunciar um episódio de xenofobia que aconteceu antes da partida contra o RB Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, no interior paulista, na terceira fase da Copa do Brasil. De acordo com a publicação, atletas e membros da comissão técnica foram chamados de ‘rapadura’.
No registro do jornalista Maurílio Júnior e publicado pelo Sousa, o preparador físico do Sousa, Alexandre Duarte, aparece debatendo com um torcedor do time de Bragança Paulista, presente na arquibancada, durante o aquecimento da equipe.
“Para que esse preconceito, cara? Tudo é Brasil. A Paraíba é Brasil”, rebate o profissional no vídeo.
Ao repudiar o ato, o clube do sertão paraibano reforçou que xenofobia não condiz com as circunstâncias atuais, além de destacar o orgulho com o estado.
Em campo, o Dino se despediu da Copa do Brasil após uma derrota por 3 x 0 no segundo jogo e 4 x 1 no placar agregado. Antes de chegar até o confronto com o RB Bragantino, passou pelo Cruzeiro – maior campeão da competição – e Petrolina. Agora, direciona todas as forças para a briga pelo acesso à Série C.
Infelizmente, mais uma vez, sofremos com episódios de xenofobia que não condizem com o mundo atual e sabemos que não refletem o pensamento do povo de Bragança Paulista. E do nome da nossa Paraíba, da nossa rapadura, a melhor do Brasil, a gente tem é muito orgulho
— Sousa Esporte Clube 🦖⭐⭐⭐ (@SousaEC91) May 22, 2024
Nota do Sousa na íntegra
“Como há milhões de anos, o Dinossauro fez história. Encerramos ontem a melhor campanha do interior da Paraíba em todos os tempos na Copa do Brasil caindo de pé contra uma das principais e mais estruturadas equipes do futebol nacional.
Em quatro partidas no torneio foram 2 vitórias, 1 empate e somente uma derrota, encarando o Cruzeiro, que já venceu a competição seis vezes, Petrolina e o Massa Bruta. Ao time do interior paulista fica nosso agradecimento pela recepção e por entrar em nossa história.
Infelizmente, mais uma vez, sofremos com episódios de xenofobia que não condizem com o mundo atual e sabemos que não refletem o pensamento do povo de Bragança Paulista. E do nome da nossa Paraíba, da nossa rapadura, a melhor do Brasil, a gente tem é muito orgulho.