Vôlei de Praia

Recordista de vitórias, Franco completa 40 anos amanhã

Nem mesmo uma virose e o fato de estar atravessando problemas particulares impediram a vontade de Franco em disputar etapa em João Pessoa

Recordista de vitórias no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, com 39 títulos, o cearense Franco comemora amanhã, sábado, 40 anos, durante a 15ª e penúltima etapa do ano da competição, em João Pessoa. Na capital paraibana, foi o primeiro vencedor, em 91, ao lado do então parceiro Roberto Lopes. Atualmente, ocupa o terceiro lugar no ranking brasileiro ao lado do carioca Pedro Cunha, e busca a quarta vitória nas areias de Tambaú.

Nem mesmo uma virose e o fato de estar atravessando problemas particulares impediram a vontade de Franco em disputar esta etapa.

“Vai ser emocionante jogar mais um torneio, estar quebrando recordes. Só gostaria de estar ao lado da minha família neste momento. Esta é a primeira vez que estou longe deles desde que o Bruno (filho de 10 anos) nasceu. A família é meu alicerce, meu suporte. A Suelen (mulher) consegue suprir minha ausência pelas viagens. Se não fosse ela, não teria tranqüilidade de participar das competições, de viajar”, afirmou Franco.

Com 20 anos de carreira no vôlei de praia, Franco guarda momentos especiais. No ano passado, completou mil vitórias nas areias.

“O que mais me incentivou e me inspirou a jogar vôlei de praia foi o Campeonato Mundial que era realizado anualmente, no verão do Rio de Janeiro, na década de 80”, lembra Franco. “Acho que minhas principais características são: não ter limites, superar barreiras, e ter humildade para conseguir chegar onde cheguei”, ressaltou.

Ao lado de Roberto Lopes, jogou durante 15 anos e conquistou alguns de seus principais títulos. Mas a separação também o abalou.

“Terminar com a hegemonia dos Estados Unidos no Mundial no Rio de Janeiro, em 94, e ter disputado as Olimpíadas de Atlanta, em 96, foram marcantes. Estar nos Jogos Olímpicos, apesar de não ter conquistado medalha, já foi um grande feito. Participar do desfile de abertura foi um momento inesquecível”, disse. “Depois do término da parceria com Roberto, fui campeão brasileiro em 2004, com o Tande, e em 2006 venho me mantendo bem no ranking com o Pedro. O próximo ano será especial para nós dois porque queremos entrar de vez na briga por uma vaga para as Olimpíadas de Pequim”, completou.

Hoje, na estréia da etapa paraibana, Franco e o parceiro Pedro Cunha venceram Jorge e Renatão (PB) por 2 a 0, parciais de 18/10 e 18/11.

Assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Amistoso entre Botafogo-PB e Serra Branca tem horário alterado; veja detalhes

2

Esporte

Duelos da Copa Super 8 com melhores do NBB começam em janeiro

3

Esporte

João Burse valoriza atuação do Botafogo-PB contra o Retrô, mas mira evolução na parte ofensiva da equipe

4

Esporte

Sousa apresenta Sérgio Fernandes como novo executivo de futebol

5

Esporte

Inscrições para o Bolsa Atleta já estão abertas na Paraíba e prosseguem até 23 de janeiro