Esporte

Questão racial é tema de novos livros

O Ministério da Educação lança em abril duas obras que abordam a questão étnico-racial

O Ministério da Educação lança em abril duas obras que abordam a questão étnico-racial. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Dimensões da Inclusão no Ensino Médio: Mercado de Trabalho, Religiosidade e Educação Quilombola, produzidas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), são dirigidas à implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileiras nos currículos escolares.

Em 232 páginas, Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais aborda informações sobre o ensino médio, suas propostas e projetos político-pedagógicos, a educação de jovens e adultos e pesquisas e ações desenvolvidas no âmbito das relações étnico-raciais. “O material apresentado busca detalhar uma política educacional que reconheça a diversidade étnico-racial, em correlação com faixa etária e com situações específicas de cada nível de ensino”, disse o titular da Secad, Ricardo Henriques.

Dimensões da Inclusão no Ensino Médio pretende proporcionar aos leitores uma redescoberta do país. O livro reúne 15 estudos que redesenham a nação e seus problemas sob o prisma da luta contra o racismo. “Estamos confiantes de que essa obra contribuirá para a consolidação da luta anti-racista na sociedade brasileira e em seu sistema educacional”, afirmou Eliane Cavalleiro, coordenadora-geral de diversidade e inclusão educacional da Secad. “Um Brasil democrático deve corresponder a um país que respeite sua pluralidade e sua diversidade.”

A pesquisadora Maria Lúcia de Santana Braga destaca a participação ativa do MEC na luta anti-racista. “Os vários livros publicados pelo ministério sobre o tema nos últimos dois anos traduzem o esforço realizado para a inclusão social da população negra brasileira”, disse.

Os dois livros, que têm tiragem de 50 mil exemplares cada um, serão distribuídos gratuitamente nas escolas. Editados em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), fazem parte da coleção Educação para Todos. Eles estarão disponíveis, gratuitamente, na Central de Informações da Secad, após o lançamento.

Fonte: MEC

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Prefeitura de Campina Grande oficializa cessão de terreno para construção do CT do Treze

2

Esporte

Destaque contra a Aparecidense, Jô analisa seu momento no Botafogo-PB: “Quero ajudar”

3

Esporte

Sousa contrata o atacante Nael para a sequência da Série D

4

Esporte

Em jogo de sete gols, Botafogo-PB vence a Aparecidense no Almeidão e reassume liderança da Série C

5

Esporte

Sousa-PB vence o Santa Cruz-RN e se aproxima do G-4 do Grupo A3 na Série D