Se depender da torcida da população, o Brasil trará o hexacampeonato. Pesquisa CNT/Senus divulgada nesta quarta-feira mostra que a grande maioria dos brasileiros está confiante no título.
Do total de entrevistados, 79,8% acreditam na seleção canarinho. Apenas 3,4% acham que a Alemanha ganhará a Copa do Mundo, 1,1% acham que será a Argentina, 0,5%, a Itália, e 0,3% a Inglaterra. Outros times somaram 1,2% das respostas, enquanto 13,7% não souberam responder.
A pesquisa também perguntou se uma vitória da seleção brasileira beneficiaria a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A maioria, 53% acha que não, enquanto 32% acreditam que sim. Não souberam responder 15,1%.
Na avaliação de Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus, os números mostram que a população separa futebol de política. A maioria dos brasileiros também diz que gosta do esporte, ou seja, 59,2%. Dos entrevistados 27,4% disseram não gostar e 13,4% não souberam responder.
Segundo a sondagem, 39,4% acompanham futebol no país e afirmaram torcer, comparado com 19,5% que acompanham pouco o futebol mas dizem que torcem e 4,2% que acompanham pouco e não torcem.
O Brasil estréia na Copa do Mundo contra a Croácia, no dia 13 de junho, e no dia 18 enfrenta a Austrália. O último jogo na primeira fase será contra o Japão, no dia 22.
A margem de erro da pesquisa CNT/Senus, que ouviu 2 mil pessoas em 195 municípios, entre os dias 18 e 21 de maio, é de 3 pontos percentuais.
Reuters
Quatro em cada cinco brasileiros apostam no hexa
None
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte