Uma tragédia marcou neste domingo o início da 11.ª temporada da Indy Racing League (IRL), no circuito oval de Homestead. O piloto Paul Dana, de 30 anos, morreu em conseqüências do forte acidente que sofreu durante o warm-up. O americano sofreu vários ferimentos depois que seu carro voou e, já destruído, bateu no muro na altura da curva 2 após atingir o Dallara do compatriota Ed Carpenter, que havia batido e estava atravessado na pista. Machucados, os dois pilotos foram levados para o Jackson Memorial Hospital, em Miami. Dana morreu pouco depois do meio-dia, cerca de duas horas depois do acidente.
Paul Dana era um jornalista especializado em automobilismo que decidiu dedicar-se à carreira de piloto. Disputou a F-Dodge americana, a F-Ford e a Infinity Pró-Series, acesso à IRL. Em Homestead, voltava a competir após recuperar-se de grave acidente que sofreu nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis, em maio. Antes, havia disputado três corridas no ano passado e seu melhor resultado foi um 10.º lugar no oval onde perderia a vida.
No sábado à tarde, ele se mostrava feliz e aliviado por retornar às pistas. “O acidente do ano passado ficou para trás. Estou feliz em voltar e por estar andando normalmente. Minhas costas estão curadas. Minha equipe tem grandes recursos e estou satisfeito por correr pela Rahal-Letterman”, disse Dana, depois do treino em Homestead.
O acidente que o matou ocorreu logo com dois minutos do warm-up. Carpenter, da equipe Vision, bateu no muro, rodou várias vezes e voltou para o meio da pista. Dana vinha a cerca de 300 km/h, não conseguiu desviar e o atingiu na parte traseira. O carro de Dana voou cerca de 2 metros e bateu várias vezes chão antes de tocar no muro e finalmente parar. Estava completamente destruído.
Médicos e comissários levaram cerca de 15 minutos para retirar o piloto do carro. Ele foi levado de helicóptero para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Carpenter, também hospitalizado, está consciente.
Apesar da tragédia, os organizadores decidiram que a corrida ocorreria. Mas o ex-piloto Bobby Rahal, um dos sócios da equipe Rahal-Letterman, onde Dana corria, decidiu retirar seus dois outros pilotos, Buddy Rice e Danica Patrick, da prova. “Obviamente é um dia muito triste para nós, é uma grande tragédia”, disse Rahal.
Antes da morte de Paul Dana, a IRL havia registrado dois acidentes fatais: Scott Braytton em 1996 e Tony Reina em 2003, ambos em Indianápolis. A deste domingo foi a terceira morte em Homestead, depois das de John Nemechek (em 1997, em prova da Nascar) e de Jeff Clinton (em 2002, durante GP da Grand Am).
Estadão
Piloto Paul Dana morre após acidente em treino da IRL
Piloto sofreu vários ferimentos depois que seu carro voou e, já destruído, bateu em um muro
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte